post image

Jovens que cuidam de bichos desenvolvem características positivas para a vida adulta

Ter um bicho de estimação, por si só, é motivo de felicidade para a maioria dos donos. Os benefícios do convívio, no entanto, não param por aí. Segundo um estudo da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, quanto mais os jovens participam dos cuidados dos animais que têm em casa mais eles desenvolvem características essenciais para os convívios pessoais e profissionais, como liderança, confiança, responsabilidade e empatia. “Os jovens adultos que têm forte apego aos animais de estimação afirmaram se sentir mais conectados com as comunidades onde vivem e com os relacionamentos interpessoais”, explica Megan Mueller, autora do estudo publicado no Applied Developmental Science.

Foram observados os comportamentos de 500 pessoas com idade entre 18 e 26 anos. A maioria tinha cachorros e gatos. Esse animais, segundo a psicóloga Cleuza Barbieri, são os mais indicados para esse fase da vida por serem dóceis, interagirem mais e manifestarem emoções. “O vínculo que é estabelecido com os bichos por si só traz alegria e reverbera nas relações com outras pessoas”, complementa.

Mais aberto ao outro, o jovem tende, inclusive, a se envolver mais em trabalhos sociais. O estudante Luiz Alexandre Wendel, 19 anos, é escoteiro há mais de cinco anos e afirma que a relação com os cães o ajudou a dar importância ao serviço para a comunidade. No fim do ano passado, foi ao Rio Grande do Sul com escoteiros para construir praças em comunidades carentes. 

Fonte: Correio Braziliense

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: