post image

O que é poliúria?

Poliúria é um termo médico para se referir ao aumento da produção de urina. Para que realmente o problema seja esse, o corpo deve produzir mais de três litros por dia de urina em um adulto e mais de dois litros e meio em vinte e quatro horas em uma criança.

Existem outros termos semelhantes, mas eles não significam o mesmo. Por exemplo, a polaquiúria que se refere ao aumento da quantidade de micções por dia, embora com uma quantidade normal de líquido no total. Por outro lado, temos noctúria, que é a necessidade de urinar à noite, interrompendo o sono para fazê-lo.

Pode haver poliúria com noctúria ou poliúria com polaquiúria, mas não é a mesma coisa. Além disso, pode haver um aumento no volume de urina sem outro tipo de sinal. De qualquer forma, estamos diante de um sintoma e não de uma doença em si. Para conhecer a doença causadora é preciso chegar a um diagnóstico.

A quantidade de urina produzida em vinte e quatro horas depende de três fatores:

  • O que ingerimos: quanto líquido ingressamos em nosso corpo.
  • Substâncias que devem ser eliminadas: a urina é um mecanismo do corpo humano para remover elementos que não têm utilidade. A quantidade a ser excretada será mais um fator.
  • Funcionamento renal: a urina é produzida nos rins e depende da capacidade desses órgãos para funcionar.

Causas gerais de poliúria

Vamos primeiro citar as causas gerais da poliúria para explicar mais tarde, em detalhes, algumas doenças que são a causa mais frequente do sintoma. Entre essas causas gerais, temos algumas associadas a eventos cotidianos e passageiros e outras mais persistentes:

  • Aumento da ingestão de líquidos: obviamente, se aumentarmos a quantidade de líquido que bebemos em um dia, o corpo precisará eliminá-lo. Nesse caso, enfrentaremos uma poliúria passageira e benigna.
  • Aumento do consumo de sal: o sal é uma substância capaz de arrastar a água, ou seja, associar-se à água do corpo e levá-la ao rim para removê-lo do corpo. Quando ingerimos alimentos muito salgados, é esperado que haja um aumento no volume de urina. É também uma poliúria momentânea.
  • Bebidas estimulantes da urina: certos líquidos têm a capacidade de aumentar o volume urinário, como por exemplo, a cerveja, alguns chás e cafeína.
  • Frio ambiental: quando está frio no ambiente e o corpo o registra, ocorre vasoconstrição, ou seja, o calibre das artérias do corpo diminui. Como as artérias diminuem o seu calibre, há menos espaço para o sangue que elas contêm, e a maneira de se livrar desse excesso de líquido é aumentando a urina.
  • Uso de diuréticos: para algumas patologias, os médicos indicam medicamentos conhecidos como diuréticos (furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo). Esses medicamentos aumentam o volume de urina produzindo assim, a poliúria. Pode ser um efeito esperado do tratamento ou um efeito adverso.

Doenças específicas que causam poliúria

Como já comentamos, depois de descrever as causas gerais, citaremos agora quatro doenças que apresentam a poliúria como sintoma. Nestas doenças, o controle médico é muito importante, pois a poliúria pode ser um grande problema.

Embora a poliúria seja outro sintoma no contexto dessas patologias, quando se torna incontrolável, causa problemas adicionais. Mesmo assim, o objetivo será sempre resolver a doença que a origina.

Diabetes

É considerada, dentro de todas as doenças, a causa mais comum de poliúria. Classicamente, tem sido descrita dentro de uma tríade:

  • poliúria
  • polidipsia – aumento da sede,
  • polifagia – aumento do apetite – é o alerta inicial da patologia.

No diabetes, a poliúria responde à necessidade do corpo de se livrar do excesso de glicose. Com tanto açúcar circulando no sangue, a única maneira de excretá-lo é através da urina, aumentando sua produção. Então, ocorre a poliúria clássica desses pacientes.

Insuficiência cardíaca

Na insuficiência cardíaca, o coração é incapaz de bombear a quantidade necessária de sangue para todo o corpo. Torna-se um órgão insuficiente porque não possui a capacidade para realizar seu trabalho de contração.

É comum os pacientes com insuficiência cardíaca apresentarem poliúria, porque essa falha na circulação produz acúmulo de líquidos. O corpo elimina esse excesso de líquido através da urina; muitas vezes, aumentando o volume noturno.

Hipertensão arterial

Pacientes hipertensos manifestam um aumento na quantidade de urina quando não são medicados ou quando o controle de sua doença não é adequado. Às vezes, diante de uma doença silenciosa, como a hipertensão arterial, o único sintoma é a poliúria.

Valores altos da pressão arterial afetam o funcionamento dos rins, alterando a maneira como filtra o sangue e produz a urina. Portanto, a produção é aumentada. Além disso, mecanismos semelhantes aos da insuficiência cardíaca também estão envolvidos.

Insuficiência renal

Em proporção, não há muitas pessoas com insuficiência renal, mas a patologia é muito grave. Nesses casos, os rins são insuficientes porque não conseguem filtrar adequadamente o sangue para a produção adequada de urina. Dada essa filtragem defeituosa, eliminam-se não apenas as substâncias que devem ser removidas do corpo, mas também as substâncias úteis e a água.

A insuficiência renal pode ser um estágio final e complicado de outras patologias, como diabetes, ou infecções mal curadas, ataques autoimunes do organismo ou tumores malignos.

Conclusão sobre poliúria

Esse sinal é um sintoma ao qual devemos prestar atenção. Se soubermos que comemos salgados ou que sentimos frio, podemos permanecer calmos e esperar o sinal desaparecer por si próprio. No entanto, se se tornou persistente, devemos consultar o médico.

Fonte: Melhor Com Saúde 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: