post image

Mononucleose: o que é, sintomas, tratamento e se é infecciosa

O que é Mononucleose?

mononucleose (CID 10 - B27) é uma doença contagiosa, causada pelo vírus Epstein-Barr e conhecida como Doença do Beijo. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo. Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, dificuldade para engolir, tosse e outros sintomas.

Grupos de risco

A infecção causada por este vírus é muito frequente e afeta principalmente crianças, adolescentes e adultos igualmente. Cerca de 50 % das crianças já sofreu uma infecção pelo vírus Epstein-Barr antes dos cinco anos de idade. Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair mononucleose infecciosa pelo beijo ou contato íntimo com alguém já infectado.

No geral, a pessoa com mononucleose está recuperada em poucas semanas. Porém uma pequena proporção de doentes necessita de meses para ficar curada.

Causas

Vírus Epstein-Barr

A mononucleose é causada por uma infecção do vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae (herpes simples).

Como a Mononucleose é transmitida

A mononucleose é transmitida principalmente pelo beijo ou contado com secreções orais. Apesar de serem casos raros, também pode ser pega pelo contato sexual ou transfusão de sangue.

Período de transmissão 

Após infectar um novo hospedeiro, o vírus tem um período de incubação que varia entre 30 a 45 dias, para então apresentar os sintomas. Em crianças mais novas, esse período pode ser menor.

Algumas pessoas que foram infectadas com a mononucleose podem contaminar outras pessoas mesmo depois que os sintomas cessaram, sendo que o período de transmissão pode durar um ano ou mais.

Sintomas de Mononucleose

A maioria dos casos de mononucleose são assintomáticos (não têm sintomas aparentes). Mas quando percebidos, os principais sintomas da mononucleose são:

Tratamento de Mononucleose

Repousos e Líquidos

Não há tratamento específico disponível para mononucleose. O tratamento envolve principalmente repouso e beber muitos líquidos. Pessoas que tiveram mononucleose uma vez desenvolvem anticorpos para a doença, não podendo contraí-la novamente.

FONTE: Minha Vida

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: