post image

Entenda como o cérebro se desenvolve durante a vida

As pessoas nascem, crescem e amadurecem e, ao longo da vida, o cérebro passa por diversas transformações. Segundo os especialistas, o cérebro não nasce pronto e só é “finalizado” a partir dos 20 anos, quando termina o processo que melhora seu processamento e velocidade. Uma das últimas áreas a ser terminada é a frontal, que controla impulsos e molda as perspectivas de futuro. Por isso, os adolescentes, por exemplo, costumam ser mais impulsivos, como explica o psiquiatra Daniel Barros. No entanto, dependendo da maneira que é utilizado, o cérebro pode ainda sofrer transformações – ou seja, quanto mais uso, melhor ele funciona.

Para exemplificar isso, existe um processo de "poda", como explica o psiquiatra, que corta as conexões que não são utilizadas – por exemplo, uma criança que nasce com alguma alteração visual e não a corrige pode ter seu nervo óptico podado. O mesmo problema pode acontecer com bebês que ficam no mesmo lugar por muito tempo, como por exemplo, no berço. A falta de estímulo pode fazer com que eles tenham seu desenvolvimento mental prejudicado. Por isso, é fundamental tocar a criança e deixá-la perto de sons, barulhos, movimentos e histórias, como alerta o hebiatra Benito Lourenço.

Uma das maneiras de evitar a morte de neurônios e suas conexões, de acordo com estudos, é manter a mente cada vez mais ativa. A alimentação também pode ter uma grande influência, especialmente a dieta mediterrânea, que tem uma ação contra substâncias inflamatórias que levam a doenças cardiovasculares, AVC, depressão e Alzheimer.

Entre os alimentos que podem fazer bem para o cérebro estão as uvas, a sardinha, as castanhas do Pará, o azeite e o arroz integral, mas Barros também alerta que algumas atividades como palavras cruzadas e ler livros também são eficazes.

image

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: