post image

IgG e IgM positivo para Covid: entenda significado das siglas e diferença entre teste rápido e PCR

Há dois tipos principais de testes para o noco coronavírus (Sars-Cov-2).

  • teste molecular - RT-PCR
  • teste rápido - sorológico

O exame molecular, com a técnica RT - PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), coleta material cotonete inserido pelo nariz. Ele pode ser feito a partir do terceiro dia de sintomas até o décimo. Ele avalia a presença de material genético do vírus, comprovando a doença ainda em sua fase aguda.

Já o teste rápido (exame sorológico) é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias. Os testes rápidos para detecção de anticorpos, agora disponíveis também em farmácias e drogarias, levam menos de uma hora para apresentar resultados.

Eles avaliam se as amostras são reagentes aos anticorpos IgM e IgG, embora o teste sorológico tenha resultados mais confiáveis pelos especialistas.

"Serve para inquérito sorológico, ou seja, para monitorar a população e identificar a porcentagem de pessoas que já foi exposta ao vírus, e para testes individuais", diz o virologista José Eduardo Levi, pesquisador do Instituto de Medicina Tropical da USP e Gestor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dasa

E o que apontam os anticorpos IgM e IgG?

Em resumo:

  • IgM reagente ou positivo: paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção
  • IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado

Ig é a sigla para imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpos produzidas pelo sistema imunológico contra um agente invasor. IgM e IgG, então, são imonuglobinas das classes M e G. A presença deles nos testes atuais indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio do doença a pessoa infectada se encontra. Vale lembrar: os testes devem ser feitos, no mínimo, dez dias depois dos primeiros sintomas.

Quando um exame apresenta no resultado o termo "não reagente" para os dois anticorpos, portanto, o paciente provavelmente ainda não teve contato com o vírus.

Em breve, uma nova geração de testes não fará mais diferenciação de IgM e IgG, unido tudo a um único resultado de reação aos anticorpos.

"Não saberemos mais se está na fase aguda ou fase final. Embora essa informação seja útil, hoje há uma falha nos testes desta primeira geração, e a identificação do IgM para Covid-19 não tem se mostrado um bom marcador de fase aguda. Aproximadamente 25% não desenvolve o IgM (no teste), e outros 25% desenvolvem IgG antes do IgM".

Fonte: Bem Estar - G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: