post image

Mães ativas têm filhos mais ativos

As crianças não são naturalmente ativas. A sua propensão para se exercitar está diretamente relacionada ao comportamento das mães. Quanto mais ativas elas são, mais ativos são seus filhos. É o que sugere nova pesquisa das universidades deCambridge e de Southampton, ambas no Reino Unido.

Os pesquisadores acompanharam 554 crianças de quatro anos e suas mães durante sete dias. Os resultados foram publicados na revista “Pediatrics”, e mostram que para cada uma hora que a mãe se exercitava, o filho aumentava em 10 minutos o seu tempo de atividade diária.

Monitores de frequência cardíaca e acelerômetro foram colados ao peito dos voluntários. Eles foram avaliados durante todo o período do estudo, inclusive quando estavam dormindo.

- Quanto mais atividade a mãe fez, mais ativo foi seu filho - disse à “BBC” Kathryn Hesketh, uma das principais autoras do estudo, do University College de Londres. - Embora não seja possível dizer a partir deste estudo se as crianças ativas estão fazendo com que suas mães corram atrás delas, é provável que a atividade de um influencie a atividade de outro.


Mulheres menos ativas após a maternidade

Segundo o grupo de pesquisadores, os fatores que mais influenciavam nos níveis de atividade das mães eram se ela trabalhava ou não e se tinha mais de um filho. Além disso, outra autora do estudo, Esther van Sluijs, do Centro de Pesquisa em Dieta e Atividade da Universidade de Cambridge, disse que a ligação entre uma mãe e os níveis de atividade da criança era mais forte quando elas haviam abandonado a escola aos 16 anos, em comparação com aquelas que deixaram de estudar aos 18 anos.

No entanto, a grande maioria reduziu o tempo de exercício após a maternidade e nunca retornou ao nível normal. Por isso, o estudo indica que políticas para melhorar a saúde das crianças devem ter como foco as mulheres.

- Há muitas prioridades concorrentes para os novos pais e reservar tempo para a atividade física pode não ser o topo da lista - ressaltou Hesketh. - Mas pequenos aumentos nos níveis de atividade materna podem trazer benefícios para mulheres e crianças.

Pode ser mais fácil do que se imagina. De acordo com a pesquisa, uma simples caminhada ou uma maior movimentação durante o dia já seriam capazes de melhorar a saúde de mães e filhos.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: