post image

Dmi realiza palestra de conscientização sobre a saúde do homem

Sempre antenada e preocupada em melhorar a qualidade de vida das pessoas, a clínica Dmi vem realizando ao longo do ano diversos eventos e ações em prol de conscientizar os funcionários e clientes sobre os cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Nesta quinta-feira, dia 25, a Dmi realizou uma palestra ministrada pelo enfermeiro coordenador Vinícius de Castro, que abordou temas referente a saúde do homem e medidas de prevenção e tratamento de enfermidades, em alusão a Campanha Novembro Azul.

Com participação ativa de colaboradores da clínica, diversos temas e dúvidas foram abordados, como câncer de próstata, estigmas, preconceitos, exame do toque, sexualidade e dados crescentes de aumento dos casos de doenças no país. Vinicius De Castro, enfermeiro coordenador da clínica Dmi, informa que a prevenção é a melhor solução em todas as doenças.

“A minha palestra serviu para agregar valor à essa Campanha do Novembro Azul. Eu considero como de grande importância a prevenção do câncer de próstata e não somente o combate, a forma como a informação pode ser difundida pela população, dentro do eixo familiar e não apenas pelos órgãos de saúde. Abordamos na conversa a nossa vivência na clínica com pacientes que vêm já em estado avançado e o diálogo já serviu para alertar aos nossos colaboradores que essa condição da doença é o que não queremos, onde as pessoas não tenham mais condições de tratar e saírem ilesos”, disse.

O hábito de ir ao médico, realizar consultas, exames preventivos e tratamentos de saúde são ações pouco praticadas por homens no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, em 2021 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Com a baixa procura por esse gênero aos serviços de saúde, diversos problemas têm sido intensificados e provocado a gravidade de doenças, como diabetes e câncer de próstata.

Arnistron Reis de Moraes, colaborador do departamento de informática da Dmi, participou da palestra e avaliou positivamente as informações. “Essa palestra serviu para tirar um pouco mais de um certo preconceito que tem pela grande parte dos homens a se submeter a realização de exames. Alguns associam a perda da sua masculinidade ou algo do tipo, quando na verdade o tratamento é que prejudica isso como sequelas de impotência sexual. É mais uma questão de conscientização e quebrar uma barreira preconceituosa que ainda existe por parte da sociedade”, relata.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: