post image

Especialista dá dicas sobre alimentação saudável nas festas de fim de ano

Um dos meses mais festivos do ano, dezembro costuma ser bem movimentado e com alimentação mais acentuada. Com a proximidade do período do Natal e Réveillon, muitas pessoas costumam sair da rotina e consumir calorias extras nas solenidades em família e com amigos. Especialistas recomendam cautela e cuidados para não exagerarem no consumo de alimentos e manter uma alimentação equilibrada de carnes brancas, magras e saladas verdes.

Nesse período de pandemia, os alimentos estão mais caros e isso tem contribuído para uma escolha seletiva dos produtos pelos consumidores. A nutricionista da clínica Dmi, Silvia Fernanda, faz algumas recomendações para uma alimentação mais balanceada nesse período.

“Nessa época de fim de ano, muitas famílias costumam realizar banquetes e com variados tipos de alimentação. Normalmente a alimentação natalina acontece à noite, então o recomendado é ser feita uma refeição leve à base de carnes brancas e magras, saladas verdes e frutas. Além disso, a nossa orientação é que as pessoas aumentem o consumo de aves, peixes e frutas ricas em água, como morango, pêssego, abacaxi, melancia, dentre outros. Estes alimentos possuem fatores nutritivos e que contribuem bastante para um corpo mais saudável”, orienta.

O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) aponta que na inflação de natal deste ano, o fator que mais puxou foi o aumento dos alimentos, com variação média de 7,93%, apesar de ter ficado bem menor do que no mesmo período do ano anterior (28,61%). Nos últimos 12 meses, o frango inteiro, por exemplo, subiu 24,28%, liderando a lista dos itens que mais pressionam o bolso do consumidor. Em seguida, aparecem ovos (17,79%), azeitona (15,13%), carnes bovinas (14,72%), farinha de trigo (13,70%) e azeite (13,26%).

Silvia Fernanda cita ainda algumas substituições alimentares que podem ser feitas por produtos mais em conta nos supermercados. “Diante dos altos preços, que geralmente, aumentam nesse período festivo, algumas substituições podem ser feitas para que as famílias continuem possuindo uma alimentação equilibrada e acessível. Uma delas é a substituição do peru por frango e as castanhas, amêndoas e nozes por frutas da época. Boas opções e mais acessíveis. Desejo a todos boas festas e que se alimentem bem”, finaliza a especialista da Dmi.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: