post image

Exame permite revelar sexo do bebê e alterações estruturais

A gravidez é um momento muito importante para toda mulher. Por isso é necessário adotar todos os cuidados e a realização de exames para que a gestação seja efetiva. A Ultrassonografia Gestacional (USG) se tornou um importante aliado para esse momento, pois além de revelar o sexo do bebê, o exame permite identificar alterações estruturais da criança e/ou a presença de doenças cromossômicas.

O Ultrassom é um exame de imagem não invasivo, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens dos órgãos ou fluxo sanguíneo. A ginecologista e obstetra da Dmi Cláudia Fontenele explica a importância dos exames de ultrassom.

“A Ultrassom transvaginal deve ser feita, preferencialmente, entre a 6ª e a 10ª semana da gestação. Entre os objetivos estão: verificar a idade gestacional, a viabilidade da gestação, avaliando as características relacionadas ao saco gestacional e ao embrião, a quantidade de embriões (se é uma gestação única ou múltipla). Esse exame é muito importante para avaliar a viabilidade da gestação e o tempo de vida do bebê, o que auxiliará a definir as condutas médicas até o parto”, disse.

Existem diversos tipos de exames de ultrassom que auxiliam a mãe a acompanhar a evolução do bebê. Na ultrassonografia obstétrica, por exemplo, realizada no terceiro trimestre, pode ser solicitado o exame para identificar a taxa de crescimento do bebê, a sua vitalidade e posição dentro do útero, como também a avaliação da placenta e quantidade de líquido amniótico presente. “Em algumas situações, solicita-se o Doppler na ultrassonografia obstétrica para avaliar o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, responsável pela oxigenação e desenvolvimento do bebê. Compartilhe esse momento conosco e faça sua ultrassonografia na DMI, com todo cuidado e carinho”, finaliza a especialista Cláudia Fontenele.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: