post image

Ecocardiograma permite avaliar e investigar diversos problemas cardíacos

As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como: doença coronariana, cerebrovascular, arterial periférica, dentre outras. Um importante exame para investigar a forma e impactos da doença no coração é o Ecocardiograma, que permite fornecer imagens obtidas através do som e identificar o seu quadro clínico. Somente em 2021, no Brasil cerca de 140 mil pessoas já foram a óbito por doenças cardiovasculares, um dado preocupante para a sociedade brasileira.

O ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som.  Através dessas imagens, o médico especialista pode analisar se o coração está batendo normalmente, e se o fluxo sanguíneo está adequado. O cardiologista da clínica Dmi Leonardo Maia explica a importância do exame para identificação de problemas cardíacos.

“O ecocardiograma é um ultrassom do coração. Nela, o médico consegue avaliar a função, a forma, o tamanho das paredes do músculo cardíaco, o fluxo de sangue dentro das câmaras cardíacas. Com isso, o médico consegue fazer um diagnóstico preciso da doença do paciente, oferecendo assim um melhor tratamento.  O exame oferece várias informações e é de extrema importância para o paciente que está sendo atendido por um cardiologista, ou por uma pessoa que esteja fazendo uma avaliação cardiológica”, disse.

Para se realizar o exame é necessário se atentar a alguns procedimentos. O paciente deve se dirigir à clínica de saúde com toda a documentação e no horário agendado, talvez seja necessário retirar joias e objetos que possam atrapalhar a realização do exame. Porém, não há contraindicações para realização do ecocardiograma. ” A examinação dura aproximadamente de 20 a 30 minutos e é indicado de acordo com necessidades específicas do paciente e com orientação médica. Venha cuidar da saúde do coração aqui na Dmi”, conclui o especialista Leonardo Maia.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: