post image

Pacientes devem seguir procedimentos médicos ao realizar ressonância magnética

Com o retorno efetivo dos serviços de saúde em clínicas no país devido a pandemia da Covid-19, a procura por serviços de ressonância magnética tem aumentado siginificativamente. Porém, muitas pessoas não sabem quais procedimentos devem seguir no processo de realização do exame e precisam ficar atentas às recomendações médicas.

O paciente deverá chegar com 20 minutos de antecedência do horário agendado portando a sua solicitação de exame/guia, trocar de roupa (quando for necessário). O técnico em radiologia da DMI, Átila Lima de Araújo, explica que medidas os pacientes devem praticar no processo de realização dos exames no aparelho de ressonância magnética.

"As medidas são basicamente as mesmas que tomamos durante a pandemia. Entre as principais ações a serem realizadas estão a higienização das mãos, utilização de máscara facial, uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), não possuir sintomas gripais e estar acompanhado de apenas uma pessoa", informa.

Existem algumas contraindicações do exame. As pessoas são aconselhados a remover todas as joias, roupas e outros itens que possam conter metal antes de entrar na área da ressonância magnética, pois podem criar algum risco durante o procedimento. Além disso, há outras situações especiais, que podem impedir a realização do exame. A mais comum é quando o paciente é portador de algum dispositivo metálico, que possa sofrer influência do poderoso campo magnético gerado pelo aparelho de ressonância.

Átila Lima comenta ainda se houve mudanças no atendimento e adaptações na realização de exames, devido a pandemia da Covid-19. "A ressonância magnética é um exame simples e não invasivo que consegue obter imagens de alta definição de todos os órgãos do corpo humano. Os exames de pacientes continuam a serem agendados, e agora, reforçando ainda mais os cuidados de higiene e proteção dos mesmos, com a limpeza correta das mãos e uso de EPI´s", finaliza o técnico da DMI.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: