post image

Schopenhauer ensina 38 estratégias para vencer qualquer debate

Em "38 Estratégias para Vencer Qualquer Debate", o filósofo Arthur Schopenhauer (1788-1860) ensina a arte de ter sempre razão. Alguns dos estratagemas propostos são moralmente questionáveis, como tentar enfurecer o oponente. "Como em qualquer disputa, em uma discussão o que está em ação não é o desejo pela verdade, mas o desejo pelo poder", escreve Karl Otto Erdmann na introdução à edição. "E o ser humano, que não é um ser especialmente nobre, revela seu lado mais sombrio: a vaidade e a hipocrisia triunfam".



Schopenhauer nasceu numa família rica, em Dantzig, atual Polônia. Sua mãe era escritora e defendia uma postura liberal para a época. Após o suicídio do marido, passou a viver com um jovem amante. O filósofo reprovava abertamente essa conduta.



Somado ao seu desapontamento com a figura materna, suas decepções amorosas o transformaram em um misógino convicto. Carregou por toda a vida um notório rancor pelo sexo feminino.



Em 1819, publicou "O Mundo como Vontade e Representação", sua obra-prima. Pouco tempo depois, quando lecionava na Universidade de Berlim, Schopenhauer encontrou seu maior adversário: Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831).


As palestras de Hegel, o maior representante do idealismo alemão, eram as mais disputadas entre os alunos, fato que atraía a inveja. Conta-se que, com a intenção de disputar a preferência dos estudantes, Schopenhauer marcou sua aula no mesmo horário, a experiência resultou em um fracasso total. Hoje, seus livros são mais vendidos que os de seu rival.



O autor de "O Mundo como Vontade e Representação" também assina "A Arte de Escrever", "A Arte de Ser Feliz", "A Arte de Insultar" e "Arte de Lidar com as Mulheres".



Em "Schopenhauer e os Anos Mais Selvagens da Filosofia", Rüdiger Safranski dedica uma parcela das quase 700 páginas do volume à anotações particulares do filósofo alemão, escritos compilados e publicados depois de sua morte. O biógrafo, especialista em filosofia, também é autor de "Heidegger, um Mestre da Alemanha Entre o Bem e o Mal" e "Nietzsche: Biografia de uma Tragédia".


38 Estratégias Para Vencer Qualquer Debate
AUTOR Arthur Schopenhauer
EDITORA Faro Editorial
TRADUÇÃO Camila Werner



Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: