post image

Abelha, leite e antibióticos: os vilões da alergia mais grave que existe

No centro do debate da Semana Mundial de Alergia - iniciada nesta segunda-feira e que prossegue até o próximo dia 13 - está um dos danos mais graves reconhecidas pelo World Allergy Organization (WAO): a Anafilaxia, que muitas vezes pode ser fatal.Trata-se da forma mais grave da reação alérgica, que pode ser desencadeada pela ingestão ou contato com o alimento, picadas de abelha, vespa, medicamentos e látex. A reação ocorre devido a uma resposta exagerada frente a um alérgeno, causada pela liberação de mediadores como a histamina (armazenada em células, como os mastócitos). Os mediadores é que produzem os sinais e sintomas.



A Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) estima que no Brasil a incidência da doença varie entre 10 a 20 pessoas para cada 100 mil habitantes. A demora no reconhecimento de uma crise e o retardo no tratamento, que na maioria das vezes é feito pela administração de adrenalina auto-injetável, aumentam as chances de complicações graves.



Para identificar uma crise anafilática, alguns sintomas podem ser observados como vermelhidão na pele, urticária, edema na língua e garganta, dificuldade em falar ou engolir a saliva, alteração na frequência cardíaca, dor abdominal, náusea, vômito, sensação súbita de fraqueza e perda de consciência.

É importante ressaltar que os pacientes não apresentam necessariamente todos os sintomas num episódio de anafilaxia. Quando o paciente é de risco, ele é orientado a ter sempre por perto uma caneta de adrenalina (epinefrina), que deve ser aplicada imediatamente ao aparecimento dos sintomas.



Alimentos

Apesar de qualquer alimento poder desencadear um quadro de anafilaxia, os principais riscos estão no leite e ovo - para as crianças -; e peixe, castanhas e crustáceos - para os os adultos. Esses alimentos podem estar presentes em receitas sem uma identificação explícita ou mesmo contaminando outro alimento durante sua preparação, quando utensílios como facas e colheres são usados para o preparo de duas receitas diferentes.



Dentre os medicamentos, os anti-inflamatórios e os antibióticos são os principais causadores de anafilaxia. Os primeiros são medicamentos usados para dor e inflamação e que, na sua grande maioria, podem ser comprados sem prescrição médica, o que facilita o acesso e o risco de reações adversas ocorrerem. Os principais representantes desse grupo são: dipirona, ácido acetil salicílico (AAS) e o diclofenaco. Apesar de qualquer antibiótico poder causar reação alérgica, os mais comuns são os da classe das penicilinas, como amoxacilina e penicilina benzatina (Benzetacil).



A incidência de alergia ao látex na população é menor que 1%, mas em grupos de risco, como profissionais da área de saúde, pessoas que passaram por muitas cirurgias e que utilizam frequentemente produtos com látex (luvas, por exemplo) esse número pode chegar a 70%.



Para aprofundam mais o assunto, a ASBAI lança nesta segunda-feria um site dedicado ao assunto, com dicas de especialistas e informações sobre Anafilaxia. O endereço do site é www.anafilaxiabrasil.com.br.


Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: