post image

Suplementos que "esquentam" o corpo viram moda nas academias

Entre os frequentadores de academias, a moda agora é o uso de suplementos que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Tudo para ajudar a eliminar os quilinhos a mais. Os chamados termogênicos também têm efeito estimulante e são usados antes do treino para dar aquele "up" na disposição. Especialistas dizem que o consumo do produto está tão elevado que pessoas de fora do circuito das academias se mostraram curiosas quanto aos efeitos do suplemento.

"Até quem foi sedentário durante a vida inteira já me perguntou sobre os termogênicos", afirma Mirtes Stancanelli, nutricionista esportiva e professora da Unicamp.

Fernanda Pisciolaro, nutricionista responsável pelo departamento de nutrição da Abeso (Associação para o Estudo da Obesidade), conta ainda que responde a perguntas sobre esses suplementos diariamente. "Todos querem saber se eles emagrecem."

A curto prazo, esses termogênicos poderiam favorecer ligeiramente o emagrecimento, desde que vinculados a atividade física intensa.

"Se você vai à praia, fica bronzeado por causa da exposição ao sol, e não por causa do bronzeador", brinca Isabela Pimentel, nutricionista do HCor (Hospital do Coração). "Da mesma forma, o exercício é o principal responsável pelo emagrecimento nessa associação."

A forma como os suplementos funcionam não difere muito da maneira como agem os termogênicos naturais, como chá, café, pimenta e gengibre, que também aceleram o metabolismo.

"Essas substâncias estimulam uma classe de neurotransmissores que desencadeiam um processo metabólico favorável ao emagrecimento", diz Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade.

Estudos já mostraram que dois litros de chá-verde por dia, por exemplo, são capazes de aumentar o metabolismo, mas em apenas 4% -um efeito considerado ínfimo para o esforço despendido.

O programador e designer Kleber Lehpamer, 27, usou termogênicos durante um ano para acelerar a perda de peso, e diz que o suplemento ajudou bastante. "É bom porque te dá mais energia, mas sozinho ele não faz nada. Sempre treinei diariamente, e, na época em que queria emagrecer, fazia dieta", diz.

Ele conta que procurou os suplementos por conta própria. "Acho que deveria ter consultado um nutricionista, mas usei os mais fracos e regularizados no Brasil, e não tive efeitos colaterais."

A lista de possíveis efeitos adversos inclui insônia, aumento da frequência cardíaca, gastrite, aumento da pressão arterial e irritabilidade.

O cardiologista Carlos Alberto Machado lembra que os produtos podem aumentar o risco de arritmias cardíacas ou piorar problemas cardiovasculares já existentes.

A analista administrativa Maria Luiza dos Santos, 30, diz que também emagreceu com o uso de termogênicos, mas sofreu com os efeitos.

"Estava com depressão e pesava mais de 100 kg. Era a única coisa que me dava disposição para malhar", conta. Ela diz que a insônia e o tremor eram seus companheiros de malhação. "Já fiquei tremendo e depois da aula tive que correr para passar".

Depois de quase um ano de uso, Maria Luiza procurou uma nutricionista, que desaconselhou o consumo dos suplementos. A especialista indicou um termogênico natural, à base de ginseng, guaraná e catuaba para lhe dar mais disposição. "Mas confesso que sempre tenho um mais forte de reserva."

O maior perigo mora nos suplementos proibidos -e muito populares na internet.

Desde 2012, são proibidas a venda e a importação no Brasil de suplementos com a substância DMAA (dimethylamylamina), presente em termogênicos importados ilegalmente, como Jack3D, OxyElite Pro e Lipo-6 Black. O DMAA é associado a efeitos tóxicos no fígado.

Nos EUA, o DMAA é legal, embora a FDA (agência que regula medicamentos nos EUA) tenha retirado alguns lotes do produto OxyElite do mercado no ano passado, após um relatório feito pelo Departamento de Saúde do Havaí apontar falência hepática em 27 pacientes que haviam consumido o OxyElite.



Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: