post image

Como sair do sofá e percorrer 10 km

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve fazer alguma atividade física ou caminhar ao menos 10 mil passos por dia, equivalentes a 8 quilômetros. Noventa e sete por cento da população mundial está muito aquém disso. “O brasileiro anda 1.500 passos por dia”, diz o preparador físico Marcio Atalla, autor de Naquela época e hoje, documentário sobre o impacto da vida moderna na saúde. “Vítima do sedentarismo, a geração que nasce agora deverá ter expectativa de vida cinco anos menor que a de seus pais.”

Motivação é a principal qualidade dos assistentes eletrônicos de atividade física. O mercado oferece de pulseiras simples, capazes de contar passos, a sofisticados relógios, com GPS e medidor de batimentos cardíacos. Eles diferem no preço, na riqueza de informações e no público-alvo. Para entender o poder desses assistentes eletrônicos, experimentei uma pulseira por duas semanas e conversei com uma andarilha experiente e um maratonista even­tual.

Alguns desses aparelhos têm a capacidade de medir nossa atividade física 24 horas por dia. Contam como queimamos calorias enquanto caminhamos, subimos escada ou até tomamos banho. Essa vigilância cotidiana é uma tendência também nos aplicativos para celular. Eles aproveitam recursos dos celulares como GPS e internet 3G.

É possível monitorar a atividade física e compartilhar as conquistas pessoais no Facebook ou em redes sociais específicas, como a Nike Plus, da Nike, com 18 milhões de cadastrados no mundo, ou a MiCoach, da Adidas.

O iPhone 5s, da Apple, lançado no Brasil em novembro, tem um processador dedicado a interpretar movimentos, como os de uma caminhada. Nele, o aplicativo Pedometer++, um dos mais populares, conta os passos sem se confundir com movimentos semelhantes. O novo Samsung Galaxy S5, lançado no Brasil no dia 11, tem sensor de batimentos cardíacos, a laser, e sensor de gestos, capaz de contar exercícios de repetição, como flexões de braço. Ele se integra a uma pulseira e a um relógio, chamado Galaxy Gear, vendidos à parte. Vídeos na internet mostram que o novo Galaxy continua funcionando mesmo após afundar num tanque com água. Mas quem teria coragem de fazer isso com o próprio aparelho?

Ver que fatores simples – como trocar um elevador por uma escada, fazer um caminho um pouco mais longo até o carro ou ir ao supermercado a pé – podem fazer diferença e se tornar interessante e estimulante. Na empolgação do início, verificar a todo momento quantos passos você dá, quantas calorias queima e até saber que hora do seu dia é a mais produtiva. Logo, você estará caminhando 10km com gostinho de quero mais.

image

Fonte: Época

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: