post image

Emagrecer e perder peso são coisas diferentes

A queixa é frequente. A pessoa tem uma alimentação saudável e malha, malha, malha, até que um dia sobe na balança e nada. Nenhum quilo foi perdido. Isso acontece porque, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, nem toda dieta faz perder peso, o que não quer dizer que você não esteja emagrecendo. Pois é, pode parecer complexo, mas emagrecer e perder peso não são a mesma coisa.

Segundo o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo, uma pessoa pode ver o peso diminuir na balança sem de fato emagrecer, assim como pode sentir as roupas ficarem mais largas e o peso continuar o mesmo.

"Ao perder peso há apenas redução da massa corporal total e ao emagrecer se diminui o volume de gordura corporal, ou seja, a massa magra (músculos e ossos) se mantém ou aumenta. E como as fibras musculares pesam mais e ocupam menos espaço do que a gordura, a primeira diferença é a redução de medidas", explica o especialista.

O mais saudável é perder gordura ao invés de apenas perder peso, já que a gordura em excesso representa um risco à saúde. Para isso, é essencial a prática de atividades físicas, como ginástica localizada ou musculação. E passar muitas horas sem comer, sem movimentar o corpo, também não é uma boa estratégia.

Estudos provam que as pessoas que fazem apenas dieta têm 50% da redução do peso vinda da perda de massa muscular.

"O ideal é mudar a alimentação, ao invés de parar de comer, e sempre fazer atividades aeróbicas e de resistência voltadas para o trabalho de fortalecimento muscular", afirma Macedo.

São dois os caminhos para aumentar a queima de gordura e não perder apenas massa muscular, enquanto se faz dieta: o primeiro, e mais importante, é trabalhar os músculos. A realização de exercícios de resistência, além de queimar calorias, faz com que o indivíduo tenha um aumento significativo do metabolismo, perdendo peso com muito mais facilidade. O médico garante que apenas dessa forma a perda de peso pode ser sustentada a médio e longo prazo.

No entanto, é bom ficar alerta para o excesso: exercício demais e pouca alimentação também faz mal. Na ânsia de emagrecer, muitas pessoas passam longos períodos sem se alimentar ou mesmo começam a se privar de certos nutrientes que muitas vezes são fundamentais para o ganho de massa muscular e para perda de peso de maneira adequada.

"A fonte de energia para o treinamento deve vir do alimento ou mesmo de um suplemento com quantidades pré-estabelecidas de carboidratos e proteínas. Sem uma orientação nutricional e acompanhamento médico adequado, o seu organismo passa a usar a massa muscular como fonte energética, prejudicando a performance do treinamento e aumentando as chances de lesões. Não adianta emagrecer e não se manter saudável", alerta.


Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: