post image

Após petição, Coca-Cola retira ingrediente polêmico de bebidas

A Coca-Cola planeja retirar um ingrediente polêmico de algumas de suas marcas de bebidas até o fim desse ano, depois de uma petição lançada na internet. O óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, pode ser encontrado em algumas bebidas produzidas pela companhia americana, como o refrigerante Fanta ou o isotônico Powerade. Segundo a assessoria de imprensa da empresa no Brasil, os produtos da Coca-Cola vendidos no país não incluem esse ingrediente: "O uso da substância não está previsto pela legislação brasileira, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", comunicou a assessoria da Coca-Cola em email enviado à BBC Brasil.

O BVO vem sendo usando como um estabilizador em bebidas com sabor de frutas e ajuda evitar que outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação. Os temores sobre os riscos do ingrediente à saúde estão relacionados ao brometo, uma substância também encontrada em retardadores de chamas.

Estudos médicos ligaram o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO a efeitos negativos sobre a saúde, como perda de memória e problemas nos nervos e na pele. O BVO foi retirado da lista de ingredientes da Food and Drug Administration (FDA, o órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos) considerados 'seguros' em 1970.

No entanto, companhias de bebidas são autorizadas a usar o BVO até o limite de 15 partes por milhão em suas bebidas.

Pressão pública
O porta-voz da Coca-Cola, Josh Gold, destacou que a decisão da empresa em remover o BVO não estava ligada a medidas de segurança. "Todas as nossas bebidas, incluídas aquelas com BVO, são seguras e assim sempre foram - em linha com as regulamentações dos países onde elas são vendidas", disse ele, por meio de um comunicado.

"A segurança e a qualidade de nossos produtos é a nossa maior prioridade", acrescentou.

A Coca-Cola afirmou que substituirá o composto por isobutirato de acetato de sacarose ou éster de glicerol de resina, que é normalmente encontrado em chicletes. A empresa afirma que dois sabores de seu isotônico Powerade - "ponche de frutas" e "limonada de morango" - já substituíram o BVO por éster de glicerol de resina de goma.

A decisão da Coca-Cola de remover o ingrediente de suas bebidas reflete uma tentativa das fabricantes de bebidas de reconsiderar certas práticas devido à pressão pública. A campanha contra o uso de BVO foi uma iniciativa da americana Sarah Kavanagh, uma adolescente do Estado americano do Mississippi, que questionou por que a substância vinha sendo usada em bebidas direcionadas a esportistas.

Milhares de pessoas aderiram à petição criada pela jovem no site Change.org

No ano passado, a Pepsi, concorrente da Coca-Cola, já havia retirado o componente do isotônico Gatorade. Um porta-voz da Pepsi acrescentou que a empresa 'vem trabalhando ativamente para retirar o BVO do resto de seu portfólio de produtos'.

A Pepsi usa o ingrediente em bebidas como o refrigerante cítrico Mountain Dew e do energético Amp Energy.

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: