post image

Preocupado com a saúde, consumidor muda preferências no supermercado

A preocupação com a saúde e bem-estar também muda os hábitos do consumidor nos supermercados. Refrigerante, cigarro, cerveja e açúcar aparecem entre os itens de maior retração nas vendas no ano passado, dando espaço a suco de frutas pronto, azeite e iogurte, entre outros produtos.

Os dados constam em pesquisa da Nielsen, apresentada pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) durante a abertura da feira do varejo de alimentação que leva o nome da entidade.

"As categorias de maior retração mostram claramente a busca pela saudabilidade por parte do consumidor", disse João Galassi, presidente da entidade.

*

DESEMPENHO DAS DEZ PRINCIPAIS CATEGORIAS

*Categorias de maior crescimento

image

*Categorias de maior retração

image

Fonte: Nielsen; as categorias são elencadas de acordo com o volume ponderado de vendas, que leva em conta a variação do volume e também a importância de cada uma delas

INFLAÇÃO

A inflação e o elevado nível de endividamento também mudaram os hábitos do consumidor, que passou a planejar mais as suas compras para não retirar do carrinho produtos que foram incluídos no período de alta da renda, mostra reportagem de hoje da Folha.

Fazer compra do mês, buscar embalagens econômicas e marcas mais baratas são práticas que têm se tornado mais comuns.

"A prioridade do consumidor é manter o seu bem-estar. Para isso, ele pode mudar alguns hábitos", diz João Galassi, presidente da Apas.

Ele ressalta, porém, que o cliente ainda não precisou abrir mão de nenhum item por causa da inflação nos supermercados, que deve ficar em 7% neste ano, segundo previsão da própria entidade.

O número de viagens aos pontos de venda, por exemplo, caiu de 170, em 2012, para 156 no ano passado, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel apresentada ontem.

A redução dos canais está relacionada com a priorização das compras: 72% das idas aos supermercados destinam-se à compra do mês ou à reposição de itens básicos.

A menor frequência e a busca por uma boa relação custo-benefício também mudam o planejamento de fabricantes. De acordo com pesquisa da Nielsen, as opções de embalagens econômicas tiveram um aumento de 60% nas 20 categorias com maior valor de vendas. É o caso de papel higiênico, sabão em pó e cerveja, por exemplo.

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: