post image

90% do risco de um AVC pode ser explicado por 10 fatores de risco

Um grande estudo, chamado Interstroke, identificou um grupo de fatores de risco que explicam cerca de 90% do risco de um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, uma das principais causas de morte e sequelas graves em todo o mundo. Estes dez fatores são modificáveis, ou seja, podem ser tratados.

A hipertensão arterial foi o fator de risco mais importante. Os outros fatores que contribuem para o AVC foram: as dislipidemias (anormalidades do colesterol), sedentarismo, tabagismo, dieta inadequada, aumento do índice cintura-quadril (caracterizando a obesidade central), diabete melito, ingestão excessiva de álcool, estresse psicossocial e/ou depressão e certas condições cardíacas, como a fibrilação atrial (arritmia cardíaca).

Estes novos resultados estão em conformidade com os achados da primeira fase do estudo, apresentados e publicados há cerca de quatro anos. A primeira fase do estudo incluiu cerca de 6.000 pacientes de 22 países, e esta segunda fase incluiu mais de 27.000 pacientes (13.604 vítimas de AVC e 13.407 indivíduos com características clínicas semelhantes, mas que não sofreram um AVC, o chamado grupo de controle). Os pacientes foram recrutados em centros médicos da América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, China,  Ásia e África.

Apresentando os resultados, o Dr. Martin O'Donnell (Population Health Research Institute, Hamilton, ON) disse que o objetivo do estudo é ajudar a identificar variações regionais em relação à importância dos vários fatores de risco para o AVC.

Os autores do estudo estimaram que mais de 87% do risco de AVC pode ser atribuído a estes dez fatores de risco modificáveis, embora a importância de cada fator possa variar de acordo com a população estudada. Os resultados do estudo são muito importantes, pois ajudarão a implementar medidas preventivas contra o AVC, respeitando as particularidades de cada população.


Fonte: World Congress of Cardiology 2014 Scientific Sessions.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: