post image

Conheça os inúmeros benefícios de andar de bicicleta

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a bicicleta é o meio de transporte mais ecológico e sustentável, além de ser uma ótima alternativa para ir trabalhar, estudar e praticar atividades aos finais de semana pelos parques ou ciclo faixas da cidade. Os benefícios de andar de bicicleta vão desde definir os músculos, até melhorar a frequência cardíaca. Sem contar que pedalar também melhora a qualidade de vida e reduz o estresse, decorrente também dos congestionamentos de trânsito.
 
De acordo com especialistas, ao pedalar, o ciclista exerce uma força maior sobre os pedais, o que auxilia no movimento e fortalecimento de grupos musculares, como coxas, pernas e abdômen. Andar de bicicleta também melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo que favorece a perda de peso, e auxilia na redução do colesterol.
 
Praticar atividades com a bicicleta possibilita baixo impacto, ao contrário de quando o paciente caminha ou corre, todo o peso do corpo é jogado sobre as pernas, o que muitas vezes pode afetar nas articulações dos membros inferiores, resultando em inflamações e dores. 
 
Andar de bicicleta também melhora a frequência cardíaca, ou seja, de acordo com a intensidade dos exercícios, é possível controlar o ritmo dos batimentos cardíacos, o que promove o bom funcionamento do miocárdio e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
 
É importante ressaltar que manter o acompanhamento de um profissional da saúde e realizar avaliações físicas antes da prática, é fundamental. Pois somente desta forma, é possível que o especialista defina um treinamento de acordo com as necessidades de cada paciente.
 
Para garantir os diversos efeitos benéficos de andar de bicicleta, é necessário também que o praticante associe as atividades a uma dieta saudável. Assim, além de garantir saúde e bem-estar, pedalar auxiliará na perda de peso e na conquista da boa forma. Não perca mais tempo, realize uma avaliação física e comece a praticar exercícios físicos com a bicicleta.
 
Os principais benefícios da pedalada!
 
Combate ao estresse a depressão: As contrações cardíacas são potencializadas  e com isso, o sangue chega rapidamente ao cérebro, combatendo a ansiedade, angústia e depressão;

Emagrece: Combinada com uma dieta saudável, as pedaladas auxiliam na perda de peso, além de reduzir a gordura corporal; 

Proporciona melhores noites de sono: A prática de pedalar estimula a liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, aumenta os níveis de serotonina, o que garante relaxamento e boa noite de sono;

Reduz o colesterol e a triglicérides: A prática de andar de bicicleta reduz a gordura corporal e consequentemente a gordura LDL ( colesterol ruim) .



Fonte: Fonte: Juliana Rodrigues do portal Sare Drogarias

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: