post image

Sistema imunológico da mulher envelhece mais devagar, diz pesquisa

O sistema imunológico da mulher envelhece mais lentamente do que o do homem, segundo um estudo publicado esta semana pela revista “Immunity & Ageing”. Este fenômeno contribuiria para que elas vivam mais do que eles.

Os pesquisadores analisaram o sangue de voluntários saudáveis japoneses de ambos os sexos, todos entre 20 e 90 anos de idade. Em todos eles, o número total de glóbulos brancos diminuiu com a idade. O número de neutrófilos - que integram o sistema imunológico - diminuiu em ambos os sexos.

Os linfócitos, também presentes no sistema de defesa do organismo, foi reduzido com o tempo nos homens - enquanto aumentava nas mulheres. Ainda jovens, eles têm mais linfócitos com elas. Depois, essa quantidade torna-se equivalente.

A diferença de idade nos sistemas imunológicos entre homens e mulheres é um dos muitos processos alterados com a idade. O professor Katsuiku Hirokawa, da Universidade Médica e Dentária de Tóquio, explicou:

\"O processo de envelhecimento é diferente por várias razões. As mulheres têm mais estrogênio do que os homens, o que parece protegê-las de doenças cardiovasculares até a menopausa. Os hormônios sexuais também afetam o sistema imunológico, especialmente em certos tipos de linfócitos. Como as pessoas envelhecem em diferentes ritmos, os parâmetros imunológicos poderiam prover uma indicação de sua verdadeira idade biológica\".

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: