post image

Alongue-se

Hoje vamos falar sobre um tema que gera dúvidas em praticantes de exercícios: o alongamento. Qual a hora certa de fazê-lo? Como? Por quê?

Alongamento se divide em dois tipos, o estático e o dinâmico. Ao iniciar uma sessão de treinamento (independentemente do esporte), é indicado um alongamento dinâmico de alguns segundos, aquecendo a região a ser trabalhada e ativando ligamentos e articulações. Deve ser feito sempre em movimento contínuo e não ultrapassando a amplitude máxima.

Após o treinamento, o alongamento deve ser estático, tendo sempre cuidado com o limite das articulações e com a musculatura, já sobrecarregadas pelo exercício. O ideal seria um treino com ênfase no alongamento ao menos uma vez na semana, trabalhando a flexibilidade.

O treino de flexibilidade proporciona importantes benefícios, como melhora da circulação, da postura, da coordenação, alívio do estresse, sem falar que músculos flexíveis melhoram o desempenho das atividades diárias.

Quem nunca ouviu aquela desculpa típica de final de treino "pode deixar professor, eu alongo em casa", ou "hoje estou na correria, não vou conseguir alongar". Apesar das orientações sobre os benefícios do alongamento, são raros os alunos que finalizam o treino alongando e, mais raro ainda, é encontrar quem treine flexibilidade (amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações).

Baixos índices de flexibilidade podem estar associados a problemas posturais, lesões, diminuição da vascularização local e aumento de tensões neuromusculares. Portanto, é importante dar atenção a esse elemento dentro do planejamento do treino. Uma das modalidades que contempla o trabalho de flexibilidade é o Pilates, que trabalha força, alongamento e flexibilidade, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força.

Os exercícios de alongamento e flexibilidade proporcionam os seguintes benefícios:

— Melhora seu desempenho nas atividades diárias, como carregar pacotes, abaixar-se para amarrar sapatos ou correr para pegar o ônibus.

— Melhora a circulação e o fluxo de sangue nos músculos, ajudando o tempo de recuperação em caso de lesões musculares.

— Melhora a postura, minimiza o desconforto e reduz as dores.

— Alivia o estresse e melhora a coordenação.

Por isso, a importância de um corpo funcional, forte e flexível.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: