post image

Vícios de postura podem antecipar doenças de coluna em jovens

Jovens também sentem dores nas costas, mas poucas vezes dão a devida atenção ao problema. Em longo prazo, o descuido pode ser decisivo no futuro do jovem. Atualmente, a dor na coluna é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho no Brasil, de acordo com o IBGE. Para evitar que uma dor simples se torne crônica, o ortopedista Dr. Wilson Dratcu, presidente do IV COMINCO (Congresso Brasileiro de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral), detalha quais hábitos são mais prejudiciais à saúde da coluna:

- Sedentarismo: longas horas na frente do computador ou teclando no celular, sem fazer nenhum tipo de atividade física, podem favorecer o aparecimento de problemas na coluna. "O sedentarismo interfere no metabolismo do disco intervebral, que precisa de movimento para manter o equilíbrio vital das células", diz.

- Vícios de Postura: A forma de andar, sentar, dormir e mesmo de abaixar para pegar coisas influencia na saúde da coluna. Pessoas que, usualmente, adotam posturas inadequadas tendem a criar maus hábitos, pois o cérebro se acostuma com a posição errada. "Há uma sobrecarga das estruturas vertebrais, o que provoca dores, e ao longo do tempo determina retrações musculares e posturas viciosas", afirma.

O médico explica que esses fatores podem facilitar o aparecimento de deformidades pela sobrecarga que causa nas estruturas vertebrais e podem antecipar lesões discais e até artrose da coluna, em um prazo mais distante. A dor no pescoço, por exemplo, pode indicar problemas na coluna, mas também pode ser apenas uma tensão, um sinal de distúrbios na tireoide, na ATM (que liga o maxilar ao crânio), entre outros.

O diagnóstico de dor na coluna não é simples. "Nem toda dor lombar ou cervical é consequência de problemas na coluna", afirma o especialista. Segundo ele, problemas abdominais como cálculo renal ou na vesícula e até dores ginecológicas podem provocar dores na região. "Por isso uma avaliação médica tem que compreender a investigação da história das dores e um bom exame clínico, complementado pelos exames de imagens, quando necessário", detalha.

Além de difíceis de diagnosticar, tais dores podem ser complicadas de tratar por vários motivos: muitas vezes geram ansiedade e expectativas no paciente - o que dificulta o tratamento - e podem exigir afastamento do trabalho e repouso, algumas vezes, por períodos longos. "Além disso, nem todos os pacientes podem tomar qualquer medicamento", explica Dratcu.

No caso dos jovens, o mais importante é que eles pratiquem exercícios físicos, alonguem os músculos ao fazer uma mesma atividade por muito tempo e corrijam a má postura, antes que o mau hábito se torne um vício.
 

Fonte: Ecco Press

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: