post image

Consumo diário de bebidas açucaradas aumenta risco de cálculo renal

Um novo estudo desenvolvido por pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, nos Estados Unidos, afirma que beber grandes quantidades de refrigerantes e sucos de fruta açucarados pode aumentar as chances de sofrer com o cálculo renal. A pesquisa foi publicada no Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

O trabalho envolveu mais de 194 mil pessoas, que foram acompanhadas por mais de oito anos. Os participantes responderam a questionários sobre seu histórico médico, estilo de vida e quais remédios tomavam. Informações sobre a dieta também foram coletadas a cada quatro anos.

Após o período de análise, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam uma ou mais porções de bebidas açucaradas diariamente, como o refrigerante, tiveram um risco 23% maior de pedras nos rins do que aqueles que bebiam menos de uma porção por semana. O estudo mostrou que essa relação existia também para aqueles que ingeriram, além dos refrigerantes, outras bebidas açucaradas, como os sucos industrializados de frutas ou o ponche de frutas.

Os cientistas declaram que já existem muitas razões de saúde para evitar bebidas açucaradas, e que o maior risco de pedra nos rins é só uma delas. Outras condições associadas ao consumo dessas bebidas foram diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Eles afirmam ainda que a hidratação é importante para prevenir o cálculo renal - cerca de seis a oito copos de líquido por dia - e que a água parece ser a melhor maneira de afastar o problema.

Cuidados para prevenir o cálculo renal

A pedra no rim se forma quando algumas substâncias secretadas pela urina - como o cálcio - estão presentes no órgão em quantidade excessiva, causando um processo de cristalização, formando a pedra. O tamanho do cálculo influencia a intensidade da dor - até quatro milímetros podem ser expelidos espontaneamente, sem dor. \"Acima desse tamanho, a chance de episódios com dor aumenta\", conta o nefrologista André Sloboda, da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Confira alguns cuidados que especialistas recomendam para evitar que o cálculo se desenvolva e até mesmo para ajudar o corpo a expeli-lo. 

Hidrate-se


A principal recomendação para evitar as pedras e auxiliar o tratamento é ingestão de líquidos acima de dois litros por dia. \"Isso deixa a urina menos concentrada, auxiliando a diluição dos cristais\", explica o nefrologista Eduardo Garcia, do Hospital Samaritano de São Paulo.

Atenção redobrada em climas quentes


A incidência de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão. \"O principal motivo é a maior perda de líquido pela transpiração, levando a uma urina mais concentrada\", conta Pedro Rocha, Nefrologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Por isso, se você já tem pedras no rim ou quer evitá-las, aumente a ingestão de água nos dias quentes e use roupas mais leves, evitando a transpiração excessiva.

Evite o excesso de álcool


\"A ingestão de álcool em grandes quantidades pode levar à desidratação e à elevação no ácido úrico\", explica o nefrologista André Sloboda, da Sociedade Brasileira de Nefrologia. As bebidas fermentadas são as que têm maior teor desse ácido e seu consumo elevado pode levar a um agravamento das pedras ou ao surgimento delas. 

Modere a quantidade de sal

O sal pode ser tido como o grande vilão na formação de cálculos renais. \"O consumo elevado leva a uma maior excreção de sódio pelo rim, o que pode aumentar a produção de cálcio, fósforo, acido úrico ou oxalatos, causando a pedra no rim\", conta o nefrologista André Sloboda. 

Atenção às proteínas e ao cálcio


Em casos de cálculo renal mais grave, é recomendado evitar a ingestão de alimentos fontes de proteínas ou de cálcio em grandes quantidades. \"O excesso de proteína animal aumentará a secreção de acido úrico urinário, podendo agravar ainda mais o cálculo\", conta o nefrologista Pedro Rocha.

A restrição do cálcio é aplicada a pessoas que desenvolveram pedras formadas por esse nutriente - o cálculo renal por excesso de cálcio é o mais comum. É preciso esse controle para não formar mais pedras ou aumentar as já existentes.

Tratamento clínico e cirúrgico


Em casos de pedra nos rins acima de quatro milímetros, é necessário o auxilio de medicamentos analgésicos, para que ela possa ser expelida sem dor, e outros medicamentos que ajudem a sua passagem - todos receitados por um médico.

De acordo com os especialistas, é recomendado o tratamento cirúrgico quando as pedras possuem mais de 10 milímetros, já que são mais agressivas. Há dois tipos de cirurgias: litotripsia (emissão de ondas de choque que quebram o cálculo) e procedimentos endoscópicos (retirada da pedra através de sondas e cateteres).

Para todos os casos, a recomendação é conversar com o seu médico e descobrir qual é o método mais adequado.

Fique atento!


Existem doenças sistêmicas que podem ter o cálculo renal como o seu primeiro sintoma. Alguns exemplos são gota, doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais e doenças renais. ?Quando o cálculo renal aparece junto com febre, pode sinalizar uma infecção associada e deve ser motivo para procurar assistência médica imediata?, conta o nefrologista Eduardo Garcia.

Todo cuidado é pouco: se você está desconfiando que o seu cálculo renal pode ser sintoma de qualquer complicação mais grave, fale com seu médico.

Fonte: Minha Vida

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: