post image

Conheça dois dos vencedores do 6º Salão Medplan de Humor

O 6º Salão Medplan de Humor já está consagrado como um grande sucesso. Cerca de 500 desenhos, sendo 190 deles de outros países, deram o tom da mostra que neste ano trouxe como tema as Eleições. A missão dura, portanto, ficou com a Comissão Julgadora, que dentre tantos trabalhos de extrema qualidade, teve que eleger apenas dois para receber as premiações.

O Portal Medplan entrevistou os autores dos desenhos que conquistaram o 2º lugar e o Prêmio Internet, eleito pelos internautas. Em comum, além da pátria mãe, ambos são apaixonados pelas artes gráficas e fazem do desenho a sua profissão. Vamos conhecê-los?

Moisés Macedo Coutinho – 2º Lugar - Mogi Guaçú – SP

Moisés tem 42 anos e é de Mogi Guaçú – SP. Desde sempre gostou de desenhar e aos 20 conseguiu fazer do seu hobby o seu ofício, quando foi contratado pelo jornal Gazeta Guaçuana para fazer Charges Editorias e Ilustrações. Atualmente, trabalha em uma Escola de Desenho dando aulas, e desenhando caricaturas de convidados em eventos.

image
Cartum de Moisés premiado pelo 6º Salão Medplan de Humor

O artista ajusta suas atividades às participações em Salões de Humor, o que já lhe rendeu cerca de 40 prêmios, dentre eles, o Ops 41, Salão de Volta Redonda, Paraguaçu, Caratinga, Ribeirao Preto, Pernambuco, Cerquilho, Internacional no Irã,e  agora o 2º lugar no Salão Medplan.

Na opinião do experiente cartunista, o Salão do Medplan é um dos maiores eventos de Humor do país. “O Salão Medplan é sem dúvida um dos maiores eventos de Humor Gráfico do país, possui uma Comissão Organizadora muito competente, tendo como jurados os espetaculares cartunistas Jota A e Dino Alves. Admiro muito o trabalho deles”, revela.

 

Idéia do Cartum

“Ganhar o Salão do Medplan hoje é alvo de todos Cartunistas, por se tratar de um Salão  tão importante quanto o de Piracicaba. Então, quando vou fazer um Cartum, a primeira coisa que penso é tem que ser engraçado. No meu Cartum, procurei fazer uma brincadeira com o verde do Hulk com o verde das urnas, e quando os mesários gritam “APERTA O VERDE”,acho que consegui apertar o botão do riso nos jurados”, conta Moisés, que conseguiu seu objetivo junto à comissão.

Rodrigo Weidemman Chaves – Prêmio Internet – Porto Alegre - RS

Rodrigo Chaves tem 34 anos e é desenhista por formação e paixão. Formado em Artes Plásticas pela UFRGS, atua desde como artista plástico, vendendo as suas pinturas e desenhos, até como ilustrador, cartunista e roteirista de quadrinhos. Segundo ele, o desenho faz parte de sua vida desde o momento em que ele aprendeu a segurar um lápis.

O Prêmio Internet do Salão Medplan de Humor é o primeiro no currículo de Rodrigo, que já teve trabalhos selecionados para o Salão de Piracicaba em 2011 e uma Menção Honrosa no Ecocartoon - 4° Salão Internacional Pátio Brasil de Humor sobre Meio Ambiente.

image

Sobre o Salão Medplan de Humor, Rodrigo afirma que ficou satisfeito com a experiência de participar. “Gostei muito. Ainda estou curioso para ver os outros trabalhos. Só vi os que estavam concorrendo no prêmio Internet. A organização foi boa e tive todas as questões com inscrições e e-mails prontamente respondidas”, explica.

Para ele, conceber um desenho diante de uma proposta temática, como foi o caso do Medplan, é algo muito particular. “O processo criativo de fazer um cartum é muito pessoal, cada cartunista tem o seu jeito. Eu rabisco dezenas de ideias e vou selecionando as que mais me agradam. Vou modificando, repensando os conceitos até chegar no final. É um processo onde tudo muda tão rápido que eu não sei dizer de onde saiu essa ideia. 

Provavelmente é uma evolução de outra ideia, que veio de outra ideia, e assim por diante. Quase um processo de tentativa e erro”, finaliza.

Fonte: medplan.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: