post image

Uso de drogas cresce na América do Sul, diz ONU

O consumo e o tráfico de cocaína tornaram-se ainda mais proeminentes na América do Sul, particularmente no Brasil, em razão de fatores como a situação geográfica e a importante população urbana do país, segundo o "Relatório Mundial Sobre Drogas - 2014" divulgado ontem pelas Nações Unidas. Globalmente, o uso de drogas ilícitas é estável no mundo, mas continua a causar "terríveis estragos'', provocando a perda de muitas vidas e de numerosos anos de mão de obra.

Cerca de 243 milhões de pessoas, ou 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos, consumiram uma droga ilícita em 2012. O número de dependentes é de 27 milhões de pessoas, 0,6% da população mundial adulta, ou 1 entre 200 pessoas.

Na Europa, a crise financeira parece ter tido incidência sobre o consumo de drogas, segundo o relatório. Mais pessoas passaram a recorrer a drogas mais pesadas e causando maiores riscos. Ao mesmo tempo, a cobertura de serviços de redução de riscos baixou.

O maior consumo de cocaína no Brasil ocorreu apesar da menor disponibilidade global da droga, com a queda na produção de 2007 a 2012. Na América do Norte, o consumo vem diminuindo desde 2006, embora continue elevado. O relatório mostra o Brasil também como um dos maiores mercados consumidores de maconha.


Fonte: Valor Econômico
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: