post image

Fortalecimento muscular pode prevenir queda de idosos

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, 30% dos idosos no Brasil caem pelo menos uma vez ao ano. O mesmo estudo aponta que o número sobe para 50%, entre idosos acima de 85 anos. A maioria das quedas (70%) acontece dentro de casa. A queda de idosos acontece principalmente por causa do processo de envelhecimento do corpo; o idoso perde massa muscular e equilíbrio.

Para a fisioterapeuta Tania Fleig, o fortalecimento muscular pode ajudar e muito na prevenção de quedas domésticas. "É importante que as pessoas mantenham-se ativas a partir da realização de atividades físicas regulares, como caminhadas, exercícios de fortalecimento e flexibilidade, hidroginástica, entre outros, que podem ser realizadas tanto de forma individual quanto em grupos, contribuindo de maneira eficaz para prevenção de quedas", explica.

As quedas podem ser responsáveis por uma série de complicações na saúde do idoso. "Ela traz diversas consequências, que vão desde fraturas e outras lesões, até a incapacidade física, sendo necessários longos períodos de reabilitação, o que reduz a autonomia e a independência nesta população", afirma Tania.

Exercícios com faixas elásticas, bolas e discos de equilíbrios são alguns dos equipamentos recomendados para executar os movimentos musculares. A intenção é treinar o equilíbrio e fortalecer a musculatura. Além de inserir uma nova rotina na terceira idade, se tornar ativo mesmo após os 60 anos faz bem não só para o corpo, como para a mente também. O idoso cria uma rotina, traz novidade para o dia a dia.

Os exercícios podem ser executados em casa, com adaptações nos locais. A especialista recomenda que um profissional acompanhe o idoso e grávidas, para evitar lesão ou movimentos errados que possam comprometer a saúde do paciente. Mas, a família inteira poderá o acompanhar nos exercícios, tornando a atividade mais prazerosa ainda.


Fonte: MaisEquilibrio

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: