post image

Caminhada contribui para amenizar os sintomas do mal de Parkinson

Pessoas com sintomas leves a moderados da doença de Parkinson que caminham regularmente para se exercitar podem melhorar a sua função motora, o humor, cansaço, o condicionamento físico e também alguns aspectos das habilidades mentais, de acordo com um estudo publicado no periódico Neurology da Academia Americana de Neurologia.

"Nossos resultados sugerem que a caminhada pode fornecer uma maneira segura e facilmente acessível de melhorar os sintomas da doença de Parkinson e melhorar a qualidade de vida", diz Ergun Y. Uc, da Universidade de Iowa, nos EUA.

A investigação incluiu 60 pessoas que participaram de sessões de caminhada de intensidade moderada - utilizando monitores de frequência cardíaca - três vezes por semana por 45 minutos durante seis meses. Os participantes também fizeram testes que mediram sua função motora, condicionamento aeróbico, humor, cansaço, memória habilidades mentais.

A pesquisa verificou que uma caminhada rápida melhora a função motora e o humor em 15%, a atenção em 14% por cento, reduz o cansaço em 11% e aumenta o condicionamento físico e aeróbico em 7%. No teste de função motora, os participantes melhoraram a uma média de 2,8 pontos, que é considerado uma diferença clinicamente importante.

"As pessoas que possuem a doença, em gradação leve a moderada, e que não têm demência e são capazes de caminhar de forma independente", sem uma bengala ou andador - podem seguir com segurança as orientações de exercícios recomendados para adultos saudáveis, o que inclui 150 minutos por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada, e obter os benefícios da experiência— explica Uc.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: