post image

Mostra de Arte Popular Brasileira em Teresina encerra dia 05 de julho

A exposição Arte Popular Brasileira, em Teresina, que apresentou trabalhos de artistas das regiões Nordeste e Sudeste, encerra no próximo dia 5 de julho. A mostra é um projeto do piauiense Luiz Fernando Dantas e contou com a exposição de esculturas, pinturas e xilogravuras que evidenciam o mundo dos costumes, das religiões e das festas populares dos principais estados dessas regiões.

A mostra foi aberta dia 14 de maio. Esta exposição reune 350 esculturas, pinturas e xilogravuras assinadas por 60 artistas e compôs um significativo apanhado da produção artística de indivíduos que tomam a arte como uma de suas principais fontes de renda. A seleção do acervo se mostrou um grande desafio, pois boa parte dos artistas vive em lugares isolados, sem acesso à internet para enviar imagens de seus trabalhos.

Para selecionar as obras, o idealizador do projeto, Luiz Fernando, rodou milhares de quilômetros pelo interior do país. Por meio dessa iniciativa, seu objetivo foi também despertar o interesse de profissionais de arquitetura e decoração por essa vertente artística, para que a utilizem nos seus ambientes e projetos.

Alguns dos artistas em destaque na mostra são Mário Teles e Zezinha, de Minas Gerais, João das Alagoas, Antonio de Dedé, do Estado de Alagoas, o pernambucano Manuel Eudócio e o piauiense Mestre Expedido, com suas esculturas. Livres para expressar o seu imaginário, são capazes de transformar as dificuldades de seu dia a dia em arte, elaborando obras-primas.

Além da mostra, também foi preparado um livro com imagens das principais obras, buscando valorizar o uso desse tipo de peça nos projetos de arquitetura de interiores. Todo o valor obtido com a venda será doado ao Abrigo São Lucas, uma instituição para idosos da cidade.


Fonte: Diário do Povo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: