post image

Calculadora de expectativa de vida

Uma calculadora de expectativa de vida criada por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, revela que idosos reduzem pela metade as chances de viver mais uma década se fumarem, beberem, comerem pouca fruta e evitarem exercícios físicos. Pessoas de 75 anos com um estilo de vida saudável podem ter uma expectativa de vida melhor que as de 65 anos com hábitos ruins, por exemplo.

O estudo sobre hábitos de saúde e estilo de vida foi feito com 17 mil pessoas e mostra que homens de 75 anos com hábitos ruins têm apenas 35% de chances de viver mais uma década — já as pessoas saudáveis têm 67% de chances. Para mulheres da mesma idade que fumam, bebem, comem poucas frutas e são sedentárias, as chances de viver mais dez anos são de 45% contra 74% das que fazem tudo certinho.

Todas as informações foram usadas para criar a calculadora, primeira do tipo, que os pesquisadores dizem que podem se tornar uma ferramenta vital. O hábito de fumar teve um impacto muito maior do que os outros três fatores juntos: os fumantes apresentaram risco de morte prematura de 57%, enquanto má nutrição, falta de exercício físico e abuso de álcool aumentam o risco de morte prematura em cerca de 15%.

“A influência dos quatro fatores manteve-se visível mesmo quando os fatores de risco biológicos, tais como o peso corporal e pressão arterial foram levados em conta”, disse o estudo.


Fonte: O Globo
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: