post image

O consumo de bebidas diet afeta o padrão de consumo alimentar?

Os adoçantes de baixa caloria (ABC) tem ganhado destaque como ferramentas dietéticas que ajudam a reduzir o conteúdo calórico de alimentos ou bebidas enquanto mantem o seu sabor adocicado. No entanto, pouco é entendido sobre o efeito no aumento do consumo de ABC nos padrões dietéticos e no consumo calórico. O consumo de bebidas com ABC na ausência de energia tem sido hipotetizados em afetar o apetite e o consumo calórico através da desregulação de vias hormonais e neurocomportamentais que controlam a fome e a saciedade.

Um estudo de 2013 publicado no American Journal of Nutrition analisou o padrão de consumo alimentar de pessoas ingerindo bebidas dietéticas e outras apenas água. Em termos de energia e macronutrientes, eles observaram que ambos os grupos reduziram o consumo total absoluto energético diário, carboidratos, gorduras, proteínas, gorduras saturadas, total de açúcar, de açúcar adicionado e, outros carboidratos.

Em ambos os grupos de intervenção, a porcentagem de carboidratos diminuiu, e a porcentagem protéica aumentou, enquanto no grupo de bebidas dietéticas o consumo de gorduras subiu.

Em termos de consumo de grupos alimentares, o grupo consumindo água aumentou o consumo de frutas e vegetais e diminui o consumo de laticínios, sobremesas, proteínas, alimentos congelados ou processados e, cereais. Já o grupo das bebidas dietéticas diminuiu o consumo de laticínios, proteínas e gorduras.

Os pesquisadores ressaltam que mais estudos devem ser realizados a fim de elucidar se pessoas ingerindo bebidas dietéticas tem uma maior tendência ou não de ingerir alimentos mais açucarados.


Fonte: Agência Estado

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: