post image

Benefícios de dentro para fora

Atletas sabem há muito tempo que o exercício melhora o humor e a saúde mental, mas só em 2008 cientistas conseguiram medir diretamente a “euforia do corredor”, que ocorre após exercício prolongado. Mostraram que o cérebro libera mais endorfinas (hormônios que evocam sensações de prazer semelhantes às provocadas pelo ópio) durante uma corrida de longa distância e também que os compostos ficam ativos em áreas cerebrais responsáveis pelas emoções fortes.

Quando o corpo está saudável, o bem-estar psíquico tende a ser mais facilmente preservado. Veja abaixo alguns dos muitos efeitos de rotinas contínuas de atividade física:

Sistema Nervoso
O exercício melhora as conexões neurais no cérebro e, consequentemente, a função cognitiva. Treinamento aeróbico ajuda, em especial, adultos nas tarefas de organização mental, planejamento e atenção.

Sistema Imune
Atividade física regular protege o organismo de inflamações, mas excesso de exercício pode enfraquecer a capacidade do sistema imune de combater agentes patogênicos.

Sistema Musculoesquelético
Exercícios com peso e rotinas de equilíbrio ajudam a prevenir fraturas e quedas.
Condicionamento aeróbico diminui a fadiga diária, aumentando a eficiência muscular.

Câncer
Atividade física reduz o risco de câncer de mama, colorretal e outras doenças graves.

Sistema Endócrino
O exercício melhora a resposta do organismo à insulina e incentiva outro hormônio, a adiponectina, mudanças que diminuem o risco de diabetes tipo 2 e de síndrome metabólica.

Genética 
Cientistas estão identificando genes específicos ativados ou não por mudanças na atividade física. Efeitos costumam ser discretos, mas ocorrem em diversos tipos de células.


Fonte: Mente e Cérebro

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: