post image

Adultos comem metade da quantidade de frutas e vegetais que deveriam

Mais industrializados e menos frutas e vegetais. A tendência não é só brasileira e vem sendo alertada há algumas décadas. Agora, o que pesquisadores americanos realizaram foi um amplo estudo mostrando que, em média, em todo o mundo, deveríamos comer o dobro da quantidade de frutas e verduras que atualmente ingerimos.

O estudo foi publicado na revista científica “British Journal of Nutrition” e destaca uma queda significativa no consumo de frutas e legumes na dieta das pessoas. Ele constata que a maioria teria que duplicar o consumo atual para atender à recomendação mínima da Organização Mundial de Saúde, que é de cinco porções (400 gramas) por dia.

Entre 60% e 87% dos adultos pesquisados, em 13 regiões, com suas dietas específicas, estão aquém da recomendação. Isso indica também que a maioria ao redor do mundo não está recebendo a quantidade necessária de fitonutrientes, compostos orgânicos encontrados nesses alimentos.

Enquanto recomendações específicas para os níveis de consumo de fitonutrientes ainda não são estabelecidas de maneira uniforme, um número crescente de pesquisas sugere que esses nutrientes podem trazer uma série de benefícios para a saúde, desde manutenção do funcionamento cerebral ao fortalecimento do sistema imunitário. Muitos fitonutrientes são poderosos antioxidantes, que podem ajudar a combater os danos causados às células do corpo ao longo do tempo, garantindo maior longevidade.

Quando comparado a outras regiões, adultos europeus, especialmente do Norte, consomem com mais frequência alfacaroteno e betacaroteno, atribuíveis à elevada disponibilidade de cenouras. Estes fitonutrientes são conhecidos por garantir o crescimento saudável.

Na Ásia, é baixo o consumo de ácido elágico, polifenol com propriedades antioxidantes encontradas em diversas frutas e legumes, como as castanhas, framboesas, morangos, mirtilos, nozes e romãs.

Nas Américas do Sul e Central, há um consumo reduzido de luteína e zeaxantina, fitonutrientes considerados importantes para a visão.

Reunindo todas as regiões, frutos de hortícolas (por exemplo, tomate e milho) e tropicais e subtropicais (por exemplo, banana) estão entre os vegetais mais comumente disponíveis. Por isso, os adultos em todo o mundo que consomem frutas e vegetais provavelmente vão ter algum nível de licopeno, que garante a saúde do coração.


Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: