post image

Casa da Cultura recebe exposição sobre Torquato Neto

Torquato Neto, nosso poeta-anjo torto,  se estivesse vivo, faria 70 anos no dia 09 de novembro de 2014. Desde já muitas comemorações estão previstas.  Nesta sexta-feira (05), às 19h, na Casa da Cultura, será aberta uma exposição de fotografias de um filme com Torquato Neto. É a obra “Adão e Eva do Paraíso ao Consumo”.

O filme teve a direção de Edmar Oliveira e Carlos Galvão, com Claudete Dias, como Eva  e Torquato Neto, no papel de Adão. As fotos em exibição são do médico Antônio de Noronha. E a exposição chama-se “O Filme Perdido”. Ela tem a curadoria de Guga Carvalho, que é mestre em Estética e História da Arte pela USP/SP e vem há algum tempo exibindo a arte contemporânea do Piauí em exposições dentro e fora do estado. Agora será a primeira vez, que esse still fotográfico será mostrado em Teresina, em formato ampliado.
image
Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944. Filho de promotor público e professora primária, estudou no mesmo colégio que Gilberto Gil, em Salvador, tornando-se amigo do compositor e conhecendo também os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Foi um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista, participou da famosa capa do LP Tropicália ou Panis et Circenses (sentado ao lado de Gal Costa) - nesse disco estão incluídas duas de suas composições: Mamãe, Coragem e Geléia Geral (considerada o verdadeiro manifesto tropicalista). Um dia após completar 28 anos de idade, ligou o gás do banheiro e suicidou-se.



Fonte: FCMC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: