post image

Alimentos ricos em potássio diminuem risco de derrame em mulheres

Quer mais um motivo para você incluir frutas e verduras no cardápio? Esses alimentos são as principais fontes de potássio e, segundo um estudo recente da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, mulheres que consomem as doses recomendadas desse nutriente estão menos propensas a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Os cientistas acompanharam, durante 11 anos, 90.137 participantes que já haviam passado pela menopausa e estavam, portanto, mais expostas a um derrame.

Ao avaliar a quantidade diária do mineral ingerida pelas voluntárias, os pesquisadores notaram que a aquelas que comiam mais de 3,2 gramas de potássio por dia apresentavam um risco 12% menor de sofrer um AVC em comparação àquelas cujo consumo não passava de 1,9 gramas. Os resultados apontaram ainda que, entre as mulheres que não eram hipertensas e consumiam potássio nas quantidades recomendadas, a probabilidade do problema diminuía para 21%.

Os autores da investigação ponderam que mais estudos são necessários e que outros fatores podem contribuir para que uma pessoa tenha um AVC. Mas uma coisa é certa: ter uma alimentação saudável só vai trazer benefícios a curto... e a longo prazo.

Fonte: M de Mulher

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: