post image

Adolescentes que fazem refeições em família têm menos risco de obesidade

O almoço de domingo em família, se repetido mais vezes durante a semana, pode evitar a obesidade, afirmou um estudo publicado noJournal of Pediatrics. Segundo a pesquisa, as refeições com familiares tendem a incluir frutas, vegetais, cálcio e grãos integrais — alimentos importantes na prevenção do problema.

Os pesquisadores das universidades de Minnesota de Columbia analisaram dados de um estudo que durou 10 anos e foi realizado com 2.287 participantes. Eles examinaram, entre adolescentes, a variação de peso relacionado com ingestão alimentar, atividade física e dietas de emagrecimento. Foram feitas perguntas para avaliar a frequência das refeições em família e também sobre o índice de massa corporal.

— É importante identificar os fatores variáveis no ambiente doméstico, como as refeições da família, que podem proteger contra o excesso de peso e a obesidade durante a transição para a vida adulta — explica Jerica M. Berge, responsável pelo estudo.

Dos entrevistados, 51% tinham sobrepeso e 22% eram obesos. Entre os adolescentes que não comiam com a família, 60% estavam com sobrepeso e 29% eram obesos. No geral, qualquer nível de frequência de refeições em família— mesmo que uma ou duas por semana — foi significativamente associado a chances reduzidas de sobrepeso ou obesidade.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: