post image

Confira dicas para proteger a coluna e melhorar a postura ao longo do dia

Como fica sua postura quando você anda de ônibus? E ao carregar sacolas pesadas? Varrer o chão? Amarrar os sapatos? O ortopedista Ivan Rocha e o educador físico Mauro Guiselini alertam que ficar atento a essas situações é importante para proteger a coluna e evitar dores nas costas. Depois de uma longa viagem de ônibus, por exemplo, é muito comum que as pessoas sintam dor, principalmente aquelas que não fazem atividade física e têm os músculos encurtados e fracos.

Por isso, a dica é fazer exercícios de fortalecimento e alongamento. O educador físico recomenda ainda fazer de 3 a 5 minutos de alongamento antes de viajar para ter um conforto maior. Durante a viagem, a dica do ortopedista é usar um travesseiro pequeno como apoio na coluna e também um apoio para o pescoço, para manter a curvatura normal da cervical.

Algumas atividades do dia a dia também exigem cuidados, como varrer, por exemplo - a primeira dica é usar uma vassoura com cabo comprido, para não precisar se inclinar para varrer. Depois, a dica é colocar uma perna à frente da outra, sempre contraindo o abdômen para deixar a coluna bem sustentada. 

Outro movimento errado que também pode prejudicar a coluna é se abaixar para pegar um objeto no chão - nessa situação, é fundamental dobrar os joelhos, mantendo a coluna ereta.

Por último, a posição para calçar um sapato e amarrar o cadarço - muita gente curva a coluna para realizar o movimento, mas isso é errado, segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro. O ideal é cruzar os joelhos, deixando a coluna reta, e se inclinando apenas um pouco para a frente. Para as mães que amamentam, a dica do especialista é apoiar bem as costas e o braço que segura o bebê, mantendo sempre o pescoço e a coluna retos.

Mitos e verdades

O sobrepeso pode causar dor nas costas: verdade 

Quem está acima do peso tem mais chances de sofrer com dores nas costas, pois o excesso de peso pode comprimir a coluna e prejudicar os discos intervertebrais.

O colchão duro é o mais indicado para quem tem dor nas costas: mito

O ideal é escolher um colchão de acordo com o seu peso. O colchão bom é aquele você consegue dormir e acordar bem sem sentir dor. Se você sentir dificuldade em levantar e muita dor nas costas, procure um médico e talvez seja necessário trocar o colchão.

Apoiar o celular no ombro pode desencadear o torcicolo: verdade

Ao curvar a cabeça para apoiar o celular no ombro pode dar um mau jeito no pescoço, principalmente se a pessoa permanecer nessa posição por um longo tempo. A pessoa pode sofrer uma tensão de um lado do pescoço e provocando o torcicolo.

A dor na coluna só pode ser tratada com cirurgia: mito

Tudo vai depender do tipo de doença que afeta a coluna, em alguns casos, há necessidade do paciente se submeter ao tratamento minimante invasivo para tratar o problema, mas poucos casos, como de fratura cervical, são indicados para cirurgia.

Permanecer muito tempo em pé dá dores nas costas: verdade

Sim, ficar na mesma posição pode provocar um enrijecimento da coluna vertebral e tensão muscular, a consequência pode ser uma dor forte na região.

Dormir de barriga para cima pode dar dores nas costas: mito

As melhores posições para dormir e não sentir dor nas costas é de decúbito dorsal (deitar com a barriga voltada para cima) e lateral (para o lado esquerdo ou direito). Quem já apresenta um quadro de dor na coluna deve evitar dormir com a barriga para baixo.

Exercício físico prejudica a coluna: parcialmente verdade

Os exercícios em excesso e sem a orientação de um profissional podem interferir na saúde da coluna da vertebral, mas a ausência da atividade física também pode ser prejudicial. O ideal é não abandonar a atividade praticá-la com moderação para evitar futuros problemas.


Fonte: G1 e Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: