post image

Cinco tipos de funcionário que você não deve querer ser

Trabalhar com uma equipe repleta de boas pessoas, com quem é bom colaborar e se comunicar e que ajudam na sua produtividade, pode ser considerado sorte. Na maioria das empresas, sempre há um grupo que o melhor é evitar. A postura negativa de alguns colegas também influencia no ambiente corporativo. Na verdade, estudos mostram que os sentimentos negativos são mais contagiosos que os positivos. De acordo com artigo de Abby Perkins para o site CareerCast, esses colegas atingem a cultura da empresa, prejudicando a produtividade, o crescimento e a moral.

Sendo assim, a autora lista os cinco tipos de funcionários que as pessoas devem evitar ser. Confira:

1) O Sofredor 

Esse todo mundo sabe quem é. Apesar de cumprir com suas funções, nunca faz sem murmúrios. Todo projeto é muito difícil, ou muito fácil, ou muito demorado, ou muito chato etc.

Quem reclama muito leva a energia negativa para tudo o que faz. Além de não ser muito bom de trabalhar com alguém assim, também não é muito divertido de estar por perto.

Para evitar esse comportamento, a autora sugere pensar nas tarefas extras como oportunidades em vez de encargos. Participar de projetos difíceis muitas vezes leva a caminhos melhores, e ainda rende pontos positivos com colegas e gestores.

2) O Superior

Há uma grande chance de esse colega ser realmente bom em sua função. O problema é que ele nem sempre admite que outros podem ser tão bons quanto. Geralmente, a postura é reduzir as conquistas dos colegas ou relutar em fazer elogios.

Quem não quer ser assim, deve lembrar: o sucesso dos outros não tira o significado do seu. Quando um colega tem uma grande vitória, parabenize e comemore com ele.

3) O Delator 

Para ele não basta cuidar de suas tarefas e querer ser melhor que os outros, também precisa apontar os erros dos colegas. Até mesmo os horários de entrada e saída da equipe fazem parte da lista de informações que ele cuida, o que irrita os colegas e ocupa o tempo do gerente.

Com certeza, um bom funcionário reporta as grandes questões para seus superiores. No entanto, se a sua preocupação é que o colega chegou 10 minutos atrasado, procure mudar e pensar mais nas suas funções.

4) O Solitário

Nem todo mundo é extrovertido, não há problema nisso. Mas o solitário faz parte de outro nível de timidez e, muitas vezes, parece que até mesmo evita os colegas de trabalho. Os indícios são não participar de projetos em grupo ou escapar de conversas nos corredores.

Quem é conhecido por ser o mais quieto da equipe não deve se preocupar, mas o ideal é fazer um esforço para melhorar a comunicação. Um simples “como vai o seu dia?” já ajuda a dar grandes passos.

 

5) O Ansioso

Sim, perguntar e querer feedback sobre o trabalho realizado é bom para a carreira. A dica é que não precisa ser sobre cada tarefa que aparece. O funcionário ansioso é aquele que não sabe tomar uma decisão sem conselho ou permissão.

Para evitar esse comportamento, lembre-se que a empresa escolhe os profissionais por alguma razão. Se eles pensam que as pessoas podem ocupar uma posição, então elas devem ter capacidade. Quando não parecer tão necessário questionar, mantenha uma atitude positiva e simplesmente vá em frente.  

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: