post image

Batata doce fornece energia e ajuda a emagrecer

Um alimento pode ser doce, rico em carboidrato e saudável ao mesmo tempo? Pois a batata doce consegue reunir todas essas características e ainda dar uma forcinha para quem luta contra o excesso de peso. O tubérculo é rico em carboidratos complexos, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Possui também sais minerais antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

Sua principal vantagem em relação à batata inglesa é um menor índice glicêmico. Isso significa que ela libera a glicose na corrente sanguínea mais lentamente, fazendo com que o organismo absorva uma quantidade menor de açúcar, carboidrato e gordura, especialmente a abdominal que, de acordo com a nutricionista Vanessa Franzem Leite, é a mais perigosa para a nossa saúde. Apesar de ter menos calorias, a batata inglesa é composta quase somente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico. Ou seja, não indicada para os diabéticos e para quem quer emagrecer.

"Os alimentos de baixo ou médio índice glicêmico proporcionam mais saciedade, energia e são digeridos mais lentamente, evitando o acúmulo de gordura corporal", explica Vanessa.

A batata doce também é uma excelente opção para os atletas, pois alia boas doses de energia com baixo nível de gordura. Sua ingestão é recomendada uma ou duas horas antes da prática de atividades físicas intensas.

"Ela contém carboidratos que fornecem energia gradativamente para as atividades biológicas do corpo e para o bom desempenho nos exercícios físicos e nas tarefas do dia a dia. Além disso, a batata doce é rica em fibras, ajudando a flora intestinal a funcionar corretamente", explica a nutricionista Heloisa Helena Carvalho.

Mas não dá para exagerar na quantidade: Heloisa recomenda ingerir até 120g em uma refeição equilibrada e bem colorida.

Doce x inglesa

Substituir a batata inglesa pela doce é uma boa ideia, pois ela contém muito mais nutrientes. Compare:

Energia em calorias

Batata inglesa - 52 

Batata doce - 77

Carboidratos

Batata inglesa - 11,9g

Batata doce - 18,4g

Fibra Alimentar

Batata doce - 2,2g

Batata inglesa - 1,3g

Cálcio

Batata doce - 17mg

Batata inglesa - 4mg

Vitaminas em geral

Batata doce - 23,8mg

Batata inglesa - 3,8mg

Porção de 100 g de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), desenvolvida pela Unicamp.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: