post image

Tomar café da manhã diminui desejo por doces ao longo do dia, aponta estudo

É bastante comum entre os jovens pular o café da manhã, o que aumenta a fome durante o dia e facilita o ganho de peso. Agora, pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos encontraram mais um motivo para insistir que os adolescentes não saiam de casa sem comer pela manhã: tomar café da manhã, principalmente quando a refeição é rica em proteína, pode reduzir os desejos por comida ao final do dia.

A pesquisa, liderada por Heather Leidy, analisou os efeitos de diferentes cardápios de café da manhã sobre os níveis de dopamina no cérebro, substância associada a sentimentos de impulso e recompensa, incluindo os desejos por comida. Ao medir os níveis de dopamina de mulheres jovens, com idade média de 19 anos, os pesquisadores descobriram que tomar café da manhã aumenta os níveis dessa substância no cérebro. 

"Nossa pesquisa mostrou um declínio significativo no desejo por alimentos doces ao longo do dia quando as pessoas tomam café da manhã. Quando a refeição é rica em proteína, a vontade de comer salgados ou comidas muito gordurosas também diminui",afirma Leidy. 

A pesquisadora explica que o ato de comer libera a dopamina, estimulando o sentimento de recompensa alimentar. Esse processo é importante porque ajuda a regular a ingestão de alimentos.

"Os níveis de dopamina são menores em pessoas que estão com sobrepeso ou são obesas, o que significa que elas precisam comer mais para ter o sentimento de recompensa. Percebemos, na pesquisa, comportamentos semelhantes a esse entre as pessoas que não tomam café da manhã", explica Leidy.

A pesquisa foi publicada no periódico Nutrition Journal.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: