post image

Annabel Karmel dá dicas sobre educação nutricional dedicada para crianças

Como mais de 20 anos de experiência em alimentação infantil, a escritora e nutricionista Annabel Karmel já escreveu 39 livros sobre o tema, que ultrapassou a marca de vendas de quatro milhões de cópias em todo o mundo. Karmel dá dicas sobre educação nutricional dedicada aos pequenos.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a obesidade infantil é responsável por 2,6 milhões de mortes prematuras. Como os pais podem enfrentar de maneira efetiva as campanhas multimilionárias das grandes redes de fast food?

Nós temos muito mais acesso a alimentos diferentes do que antes, mas isso também significa que somos inundados por alimentos que têm pouco valor nutritivo. Com fast food aparentemente disponível em todos os lugares que olhamos, precisamos ensinar às crianças a importância de conhecer os alimentos que comemos e a importância da origem. Por isso precisamos de uma variedade para garantir o equilíbrio de nutrientes, especialmente para corpos em crescimento. Fazer refeições em família pode realmente fazer uma grande diferença. Tirar o foco da alimentação do seu filho à mesa estimulando o diálogo entre os parentes pode ajudar.

Quais são os erros mais comuns que os pais cometem na alimentação dos filhos?

Os pais muitas vezes tentam obrigar a criança a comer legumes. Embora seja importante a ingestão desses alimentos ricos em fibras, você não pode forçá-los a nada. Em vez disso, fazer um molho à bolonhesa adicionando legumes ao molho pode ser uma ótima maneira de aumentar a sua ingestão nutricional. Os pais também devem reagir ao mau comportamento. Se a comida é rejeitada, leve-a embora e não deixe eles pensarem que você vai oferecer outra opção. O elogio também é importante quando eles provam algo novo, mesmo que seja um pequeno pedaço.

Quais são as principais dicas para introduzir uma alimentação saudável para crianças?

Manter uma oferta de lanches saudáveis sempre "à mão - talvez ter uma prateleira baixa na geladeira com a parte de cima com frutas frescas e outros alimentos saudáveis". Quando as crianças estão com fome, elas não vão esperar. Elas gostam de montar os seus próprios alimentos. Coloque os ingredientes em taças e deixe seu filho preenchê-las e preparar os próprios wraps ou escolher seus ingredientes favoritos para suas pizzas. A maioria das crianças adora cozinhar e é incrível como estar envolvido no planejamento e preparação de uma refeição pode estimular o apetite delas.

Podemos ver no Brasil a atuação do chef Jamier Oliver quando o assunto é alimentação infantil. De que forma outros chefs de cozinha podem ajudar suas comunidades a lutar contra esse mal?

Chefs devem se unir para criar alternativas mais saudáveis e deixar as crianças animadas dando informações sobre diferentes alimentos encontrados em várias partes do mundo. A maioria de nós tende a pensar que as crianças só gostam sabores simples, mas podemos nos surpreender com o potencial delas.

Mesmo com campanhas (como a de Oliver) em prol da boa alimentação, o Reino Unido tem conseguido reverter esse quadro de obesidade?

Acredito que o Reino Unido está mais consciente do que nunca sobre os problemas de obesidade. As crianças e os pais estão totalmente informados sobre a importância de dar a uma criança uma dieta equilibrada e as implicações adversas de dietas pouco saudáveis. Pais, professores e a comunidade em geral desempenham um papel importante na luta contra a obesidade. Eles moldam o comportamento das crianças por influência direta - seja arrumando uma lancheira saudável, cozinhando refeições saudáveis em casa ou acrescentando aulas de culinária no currículo educacional.

Como os restaurantes podem ser aliados na educação alimentar das crianças? Vemos que há poucos estabelecimentos no Brasil que se preocupam com porções em tamanho adequados.

Temos poucos lugares preocupados com a adequação do tamanho das porções. Alguns, na verdade, têm um menu junk food como uma opção para as crianças. Precisamos nos unir aos restaurantes para fazer versões mais saudáveis dos pratos favoritos das crianças. Há receitas interessantes como peixe fresco crocante e picolés de melancia feitos apenas com a fruta. Se eles usam os melhores ingredientes, em seguida, as crianças vão receber sabores frescos que não são complicados de conseguir.

Fonte: Correio Braziliense

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: