post image

Bebidas açucaradas podem provocar envelhecimento precoce

O consumo frequente de bebidas açucaradas pode levar ao envelhecimento prematuro de células do sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável a doenças crônicas, como diabetes e alguns tipos de câncer. Esta é a conclusão de um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), publicado esta quinta-feira na versão on-line da revista “American Journal of Public Health”.

De acordo com o levantamento, os consumidores de bebidas açucaradas têm menores telômeros — uma espécie de marcador da idade biológica, presente nas extremidades dos cromossomos — nos glóbulos brancos, ligados à defesa do sistema imunológico. Após estudar amostras de DNA de 5.309 adultos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem diariamente 350ml de refrigerante têm 4,6 anos de envelhecimento biológico adicional. É um efeito comparável ao hábito de fumar ou ao sedentarismo.

— Esta é a primeira demonstração de que uma bebida açucarada é associada com a diminuição dos telômeros — explica Elissa Epel, professora de Psiquiatria da UCSF e autora principal do estudo. — O encolhimento começa muito antes do início das doenças. Além disso, embora nós estejamos estudando apenas os adultos, é possível que o mesmo processo ocorra em crianças.

Elissa, no entanto, ressalta que o exame foi pontual — os cientistas estudaram apenas uma amostra de DNA de cada voluntário. Agora, a pesquisadora pretende coordenar um novo estudo, em que os participantes serão acompanhados durante semanas. Desta forma, será mais fácil comparar a influência do consumo de bebidas açucaradas no envelhecimento celular.

Em outras pesquisas, o encurtamento dos telômeros foi associado com danos oxidativos aos tecidos, à inflamação e à resistência à insulina.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: