post image

Fumo passivo pode engordar, diz estudo

Um estudo publicado no American Journal of Physiology mostrou que a exposição à fumaça do cigarro pode causar ganho de peso. A maior descoberta, segundo os pesquisadores da Brigham Young University, dos Estados Unidos, é que o fumo passivo seria o maior culpado. — Para as pessoas que moram em uma casa com um fumante, em particular as crianças, o aumento do risco de problemas cardiovasculares ou metabólicos é enorme — disse Benjamin Bikman, um dos autores do estudo.

Bikman afirma que a fumaça do cigarro está vinculada à função metabólica. Para realizar a pesquisa, os cientistas expuseram ratos de laboratório ao fumo passivo e monitoraram a progressão metabólica dos animais.

Aqueles que foram expostos à fumaça engordaram. O estudo explica que houve uma alteração nas mitocôndrias nas células, causando a interrupção da função celular normal e inibindo a capacidade das células para queimar calorias.

Agora, a equipe faz acordos com outros pesquisadores para realizar testes em seres humanos.

— A ideia é que possa haver algum tipo de terapia que poderia ajudar a proteger não fumantes das consequências de morar com alguém que fuma — afirma.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: