post image

Resgatar bons hábitos do passado pode ajudar a ter vida mais saudável

Telefone sem fio, escada rolante, elevador... São muitos os avanços que deixaram a vida mais prática ao longo dos anos. A pediatra Ana Escobar e o educador físico Mauro Guiselini alertam que essas mudanças podem ter afetado o dia a dia de adultos e crianças, principalmente na queima de calorias. Antes, por exemplo, a criança brincava de pular corda e, em 30 minutos, já queimava cerca de 220 calorias. Com o passar dos anos, porém, a corda foi substituída pelo videogame, que no mesmo período, queima só 50 calorias.

A regra vale também para outras atividades simples, como montar um armário – ao usar a parafusadeira manual, são perdidas 90 calorias, enquanto a elétrica queima apenas 60. Bater a massa de um bolo, fazer um suco e até mesmo abrir a janela do carro também são atitudes que mudaram ao longo dos anos e impactaram muito na queima de calorias.

Por isso, uma das dicas para levar uma vida mais saudável é justamente resgatar esses bons hábitos do passado, como por exemplo, andar a pé ou de bicicleta, trocar o elevador pela escada, brincar mais ao ar livre com as crianças e apostar em atividades manuais, como uma maneira de queimar mais calorias e se movimentar ao longo do dia.

É importante também prestar atenção à alimentação, como alertou – na década de 70, por exemplo, o prato das pessoas tinha proteínas, legumes, verduras e carboidratos, na quantidade necessária, enquanto na atualidade, o prato tem menos salada e muito mais gordura e fritura, que não fazem bem ao coração. Esse mau hábito alimentar, ligado ao sedentarismo, oferece um grande risco para a saúde e, por isso, é importante ficar atento também a isso.


Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: