post image

Whey protein: saiba quando o suplemento faz mal à saúde

O suplemento alimentar whey protein é febre entre os frequentadores de academia que querem ganhar massa muscular. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), existem cerca de 10 000 postos de comércio de suplementos — e o whey protein é responsável por 60% das vendas. Durante o exercício físico, os músculos sofrem pequenas lesões, que são “curadas” pelas proteínas sintetizadas por células do tecido muscular durante a atividade física. Acredita-se que o consumo de whey protein — elaborado a partir da proteína extraída do soro do leite — acelere esse processo e potencialize o aumento da massa magra.

Quando a proteína entra no corpo, ela é quebrada por enzimas e transformada em partículas menores, os chamados aminoácidos. O organismo necessita de 1 a 1,4 grama de proteína por dia para desempenhar todas as suas funções e promover o crescimento muscular.

Uma quantidade superior a essa, adquirida pela alimentação ou pelo whey protein, não oferece nenhum benefício ao corpo. “O consumo superior de proteína só é necessário para atletas de alta performance, que praticam atividade física muito intensa”, diz Bruno Halpern, endocrinologista e coordenador do Centro de Controle do Peso do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.


Músculo

O whey oferece apenas um tipo de aminoácido, o que não é o ideal para o crescimento muscular. “Num prato de comida, por exemplo, você pode encontrar até onze tipos de aminoácidos. Por isso, a proteína obtida pela alimentação é mais saudável e até melhor para a regeneração muscular do que a do whey”, afirma Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

De acordo com os especialistas, o suplemento não deve ser consumido por conta própria, mas prescrito por médicos ou nutricionistas. Em excesso, ele pode causar malefícios ao organismo.

Problemas renais

O excesso de proteína é excretado pelo organismo. Nesse processo, os rins são obrigados a trabalhar mais, o que, a longo prazo, pode causar insuficiência e cálculo renal. Para pessoas acima dos 18 anos, a necessidade de proteína é de 1 a 1,4 grama por quilo, em média. "Não precisamos mais do que isso. Uma medida de whey tem, mais ou menos, de 25 a 30 gramas de proteína, uma quantidade considerável”, diz Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

Inchaço

Ainda relacionado à sobrecarga do rim, o consumo exagerado de proteína pode levar ao inchaço do corpo. “Muitas pessoas acham que esse inchaço é decorrente do músculo que cresceu por causa do whey. Mas, como o rim está trabalhando demais, o controle hídrico do organismo fica prejudicado e o organismo começa a reter líquido, causando essa sensação”, diz Paulo Correia, fisiologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Acne

Uma recente pesquisa brasileira constatou que o consumo de whey protein pode aumentar a incidência de acne. De acordo com o estudo, todos os participantes, depois que tomaram o whey, começaram a apresentar o problema. “Isso pode ser explicado porque a proteína do leite contém substâncias que elevam a incidência de acne. No whey protein, elas estão ainda em maiores quantidades”, explicam os autores.

Envelhecimento precoce

As bactérias do intestino modificam o seu funcionamento quando há muita proteína no órgão. Esse processo faz com que elas produzam uma alta quantidade de radicais livres, substâncias relacionadas ao envelhecimento celular.

Aumento de peso

Um grama de proteína tem a mesma quantidade de calorias que 1 grama de carboidrato: 4. Por isso, exagerar no consumo de proteína – em forma de whey protein, por exemplo – engorda tanto quanto extrapolar nos carboidratos. Segundo Bruno Halpern, endocrinologista e coordenador do Centro de Controle do Peso do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, as pessoas não associam o ganho de peso à proteína porque ela oferece mais saciedade. Em excesso, porém, ela vira gordura, por servir, também, como energia para o organismo.

Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: