post image

EUA: restaurantes serão obrigados a informar as calorias dos alimentos

Os Estados Unidos adotaram nesta terça-feira uma nova medida que torna obrigatória a presença de informações nutricionais nos cardápios de cadeias de restaurantes e estabelecimentos que vendam alimentos, incluindo cinemas, parques de diversão e grandes redes como KFC, Subway eApplebee’s. O objetivo é combater a epidemia de obesidade que atinge o país.

“Os americanos ingerem cerca de um terço de suas calorias fora de casa e as pessoas esperam ter informações claras sobre os produtos que consomem”, afirma Margaret A. Hamburg, em comunicado do Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), órgão responsável pela determinação. 

A regra se aplica a restaurantes, quiosques de alimentos e máquinas que vendem comidas, desde que façam parte de uma rede com pelo menos vinte localizações, com o mesmo nome e menu semelhante. Nesses casos, o estabelecimento deve disponibilizar a quantidade de calorias de cada alimento ou prato de forma clara, próximo ao nome e preço do produto. Itens sazonais, temporários, especiais do dia e condimentos disponíveis em um balcão ou mesa ficam isentos da exigência. 

Quiosques em cinemas e parques de diversão estão inclusos na medida, assim como mercearias e lojas de conveniência que vendem comidas prontas. Os estabelecimentos ficam obrigados a fornecer informações nutricionais de sanduíches e saladas, por exemplo, assim como de bebidas alcoólicas.

Instrução

Para ajudar os consumidores a relativizar as informações que estarão disponíveis, os menus precisam incluir também a frase: “2.000 calorias diárias são a recomendação nutricional padrão, mas as necessidades podem variar”. O prazo para se adequar à norma é de um ano para os estabelecimentos e dois para as máquinas de venda.

Fica determinado ainda que, caso o consumidor requisite, o estabelecimento deve fornecer informações nutricionais completas por escrito, contendo calorias totais, gorduras totais, calorias da gordura, gordura saturada, gordura trans, colesterol, sódio, carboidratos totais, fibras, açúcares e proteínas. 

Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: