post image

Bebês lembram pelo menos dos bons momentos, diz estudo

Pais podem se perguntar se o tempo que gastam jogando ou conversando com seus bebês de cinco meses será lembrado pelo filho no dia seguinte. Graças a um novo estudo da Brigham Young University, nos Estados Unidos, agora sabemos que os pequenos pelo menos lembrarão dos bons momentos.

A pesquisa, publicada na revistaInfant Behavior and Development, mostra que os bebês são mais propensos a lembrar de algo se houver uma emoção positiva que o acompanha.

— Somos os primeiros a estudar como essas emoções influenciam memória — disse o professor de psicologia Ross Flom, principal autor do estudo.

Embora as crianças de cinco meses não possam falar, há um número de diferentes maneiras que os pesquisadores podem analisar como os bebês respondem aos tratamentos de teste. Neste estudo particular, eles monitoraram os movimentos dos olhos dos bebês e quanto tempo eles olham uma imagem de teste.

Os bebês foram fixados em frente a um monitor com painéis em um ambiente fechado e, em seguida, expostos a uma pessoa na tela falando com eles ou com uma voz feliz, neutra ou com raiva. Imediatamente a seguir à exposição emocional, foram mostradas a eles uma forma geométrica.

Para testar sua memória, os pesquisadores fizeram exames de seguimento cinco minutos mais tarde e novamente um dia mais tarde. No teste de acompanhamento, os bebês foram mostrados dois formas geométricas colocadas lado a lado: uma inédita e a original do estudo.

Os pesquisadores, então, foram capazes de registrar quantas vezes o bebê ia de uma imagem para a próxima e quanto tempo eles passaram a olhar para cada imagem. A memória dos bebês não melhorou, se a forma tinha sido associada a uma voz negativa, mas eles tiveram um desempenho significativamente melhor em lembrar formas ligadas a vozes positivas.

— Achamos que o que acontece é que o efeito positivo aumenta o sistema atencional dos bebês e a excitação — disse Flom.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: