post image

Usar o computador estimula a memória e o raciocínio

Reduzir a perda de memória e melhorar o racicínio, que vão declinando com a idade, é mais do que possível. Uma das atividades que mais desafiam as pessoas mais velhas é aprender a usar o computador e, na sequência, a internet.

"Frequentemente os idosos são estimulados a usar a internet. Já ouvi idosos comentar ?dá para ver as fotos da viagem da fulana na internet?, dá para pagar a conta pela internet?, ?minha neta comprou um pacote de viagem pela internet muito barato?, ?meu netinho pediu baixar um joguinho?... Então eles querem aprender também. E isto é muito estimulante", explica a Carla Schwanke, doutora em Gerontologia Biomédica e professora do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Saúde e Envelhecimento da Universidade de Western Australia analisou o uso do computador de mais de cinco mil pessoas com idades entre 65 e 86 anos durante oito anos. Entre os resultados, um chamou mais a atenção: o risco de demência diminuiu 40% nessas pessoas.

Paulo Pacheco, 63 anos, trabalhou como vigilante durante muito tempo. O contato com o computador aconteceu pela primeira vez há três meses.

"Eu não sabia nem ligar. Foi incrível aprender a usar o mouse. Fiz o primeiro nível do curso e agora vou começar o segundo módulo. Sempre tive vontade de aprender a usar o computador", conta.

A saúde ficou delicada e Pacheco parar de trabalhar. Foi durante a recuperação, na Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), que ele teve seu primeiro contato com o equipamento.

"Quando eu estiver totalmente recuperado, quero voltar a trabalhar e agora que eu sei usar o computador posso conseguir oportunidades melhores".

Companheira de Pacheco nas aulas de dança, Maria de Lourdes Lopes Dorneles, 64 anos, também frequentou as aulas de informática.

"A gente vai aprendendo vários segredinhos. Achei que seria difícil, mas aprendi super rápido. No começo, eu tinha medo, mas lembrei das aulas da datilografia que fiz quando era jovem e hoje já consigo usar todos os dedos para digitar. Estou ansiosa para aprender a usar a internet".

Depois que dominam os programas, a terceira idade tende a fazer uma das coisas que mais dá prazer: se aproximar dos familiares e amigos. Nancy Orego foi além. Aos 67 anos, ela coordena um grupo de veteranos e usa o Facebook para conversar com as colegas, agendar eventos e fazer pesquisas.

"Organizamos viagens e eventos. A internet é muito boa para pesquisar os lugares para onde vamos".

Segundo Schwanke, os idosos descobrem possibilidades de utilização do computador e da internet. Se antes eles ficavam sozinhos em casa durante horas, agora podem interagir com quem está distante e com quem vê todos os dias.

"Ainda assim, eles precisam manter o contato presencial. O computador facilitou a comunicação e isso dá a sensação de acesso, melhora o humor, a auto-estima, a memória e a qualidade de vida. Na semana passada, vi um grupo de idosos em uma aula de computação e perguntei o que estavam fazendo. A resposta foi ?lendo poemas?. Então, é um universo novo a ser explorado", explica a professora.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: