post image

Obesidade pode 'roubar' até 8 anos da vida de uma pessoa, afirma pesquisa

Ser obeso pode reduzir a expectativa de vida em oito anos, além privar as pessoas de 19 anos de boa saúde. O quadro foi apresentado através de novas estimativas baseadas em sofisticados programas de computador.

O levantamento mostrou que pessoas com sobrepeso e obesas têm menores chances de viver mais tempo em função de um aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes.

Pesquisadores no Canadá usaram dados de pesquisas feitas nos Estados Unidos para criar um modelo de simulação de doenças, que estimou o risco de desenvolver problemas de saúde em adultos de diferentes pesos.

Eles descobriram que os indivíduos com excesso de peso - aqueles com um índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 30 - podem perder até três anos de expectativa de vida. Para os obesos, com IMC de 30 a 35, até seis anos de vida foram perdidos, em média, e aqueles que apresentam obesidade mais severa, com IMC de 35 ou mais, poderiam perder até oito anos.

A expectativa de vida foi reduzida de forma mais significativa entre os jovens.

Professor de medicina na Universidade McGill, em Montreal, Steven Grover liderou o estudo e disse que os cálculos seriam úteis para demonstrar aos médicos e seus pacientes os riscos que correm por estarem acima do peso ou obesos.

- Esses cálculos são clinicamente significativos e devem ser úteis para os indivíduos obesos e profissionais de saúde para diagnosticar a dimensão do problema e os benefícios substanciais de um estilo de vida mais saudável, incluindo modificações na dieta e atividade física regular - disse.

O estudo foi publicado na revista "The Lancet".

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: