post image

Descubra como sobreviver ao calor sem ar-condicionado

Para quem não tem ar-condicionado, a época mais quente do ano pode ser um martírio. Por isso, o professor doutor em Física da PUCRS Cássio Moura lista algumas dicas para amenizar o calor dentro de casa. 

1 - Não deixe o calor entrar

O período mais quente do dia é a tarde. Por isso, mantenha as janelas fechadas durante o dia para barrar o calor e só as abra à noite, para aumentar a circulação de ar e refrescar o ambiente.

2 - Desligue os eletrodomésticos

Algo que muitos de nós esquecemos é que a maioria dos aparelhos eletrônicos dissipam calor, especialmente aqueles que ficam no modo "stand-by". É aconselhável desligar todos os eletrodomésticos fora de uso para diminuir a temperatura do cômodo.

3 - Ar-condicionado gambiarra

Compre um saco comercial de gelo e esvazie-o num recipiente largo e profundo (para conter a água quando o gelo derreter). Coloque o pote de gelo diretamente em frente a um ventilador. O ar gelado refrescará o ambiente até o derretimento do gelo. Não esqueça de reutilizar a água depois!

4 - Roupas molhadas não!

Muitos sites aconselham utilizar roupas molhadas para amenizar o calor na hora de dormir. Isso deve ser evitado, pois dormir com meias ou camiseta molhada pode desencadear problemas como resfriados, afecção por fungos e outros problemas de saúde. O ideal é utilizar panos e bandanas úmidos apenas durante o dia e em pequenos períodos de tempo.

5 - Resfrie sua cama

No inverno, muitas pessoas esquentam sua cama antes de dormir utilizando uma bolsa de água quente ou passando os lençóis a ferro. No verão, pode-se fazer o processo inverso. Encha uma garrafa pet com água e coloque no congelador. Antes de dormir, deixe-a por alguns minutos no travesseiro e na cama para deixar tudo fresquinho antes de capotar. Cuidado, no entanto, para não molhar a roupa de cama.

6 - Troque suas lâmpadas

Lâmpadas incandescentes liberam muito calor. O ideal é trocá-las por lampadas fluorescentes, que são mais frias, ou por luzes de LED. Isso irá diminuir a temperatura do ambiente.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: